Avião Boeing 747 com o “Sobrevivente Designado” é visto voando durante discurso de Biden

E-4B sendo reabastecido em voo © U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Nicole Leidholm

Na noite de ontem um Boeing 747-200 da Força Aérea Americana (USAF) decolou para uma missão especial e foi acompanhado por milhares de pessoas.

O Jumbo, que é chamado de “Avião do Dia do Apocalipse” ou “747 do Juízo Final”, fez um voo longo para lugar nenhum ontem nos EUA. Designado de E-4B na USAF, este 747-200 é equipado com uma dezenas de sensores, rádios e comunicadores especiais, que fazem dele um posto de comando avançado móvel.

Normalmente ele leva o Secretário de Defesa, que em caso de situações extremas pode comandar as tropas diretamente de solo, e inclusive iniciar um ataque nuclear da tríade americana: bombardeiros, submarinos e mísseis balísticos.

No entanto, ontem que estava a bordo da aeronave era o Secretário de Educação dos EUA, Miguel Cardona. Normalmente um dos secretários, com exceção do de Defesa e de Estado, é escolhido para ser o chamado “Sobrevivente Designado”.

Esta designação só ocorre quando o Presidente e Vice-Presidente dos EUA estão no mesmo lugar e juntos do Presidente da Câmara dos Deputados. Pela linha sucessória do governo americano, caso o presidente morra, quem assume é o vice-presidente que também é sempre o Presidente do Senado, e em caso na ausência deste é o Presidente da Câmara dos Deputados.

No caso do falecimento ou impedimento destes três, quem deverá assumir é o “Sobrevivente Designado”, escolhido anteriormente pelo Presidente, no caso de ontem, Joe Biden.

Biden junto da Vice-Presidente e Presidente do Senado, Kamala Harris, e do Presidente da Câmara, Mike Johnson, estavam no Congresso realizando o discurso do Estado da União. Logo um Sobrevivente Designado foi escolhido, no caso Miguel Cardona.

Por segurança o “Sobrevivente Designado” é levado para uma das safehouses, ou casas seguras do Serviço Secreto, de onde assiste o discurso e caso necessário, tem ao seu acesso todas ferramentas para comandar o país. Uma outra opção é que o sobrevivente esteja no E-4B, que tem as mesmas capacidade de comando das safehouses.

Imagem: RadarBox

E ontem o 747 de matrícula 73-1677 decolou da Base Aérea de Andrews, onde fica a frota presidencial, para um voo pela costa leste americana, retornando para a base 6 horas depois, quando toda a linha sucessória já estavam em locais distintos. O voo foi acompanhado por milhares de pessoas nas plataformas RadarBox e FlightRadar24.

O termo “Sobrevivente Designado” ficou bastante popular com a série da Netflix de mesmo nome, com famoso ator Kiefer Sutherland (24 Horas) interpretando o papel do Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, que se torna o Presidente dos EUA após um ataque terrorista durante o discurso do Estado da União:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias