Avião com material radiativo leva a isolamento de uma área no pátio do aeroporto de Barcelona

Um incidente radiológico ocorrido no aeroporto de Barcelona-El Prat obrigou a adoção de um isolamento temporário de um avião airBaltic A220-300 na última quarta-feira, 20 de fevereiro. A aeronave havia realizado o voo LX-1952 desde Zurique, operando em nome das SWISS International Airlines.

De acordo com uma declaração emitida pela airBaltic, durante o descarregamento do compartimento de carga da aeronave, a equipe em solo encontrou uma caixa contendo materiais radioativos de baixa intensidade destinados a uso médico, com indícios de umidade.

O achado motivou a ativação do plano geral de emergências do aeroporto e a declaração de um alerta radiológico. Os serviços de emergência isolaram temporariamente a aeronave afetada, que já tinha a bordo 132 passageiros e cinco membros da tripulação, preparada para decolar rumo a Zurique quando o incidente foi declarado.

O Corpo de Bombeiros e Resgate do governo catalão confirmou em um comunicado divulgado nas redes sociais, que 13 de seus veículos atenderam à emergência, incluindo unidades especializadas em lidar com riscos radiológicos e químicos. Todos os passageiros e a tripulação foram evacuados para uma seção do terminal enquanto especialistas verificavam a aeronave.

Após a observação de que não havia perigo, o estado de emergência foi encerrado e a aeronave pôde completar a sua rotação e retornar às operações normais, partindo de volta para Zurique conforme o previsto. O operador do aeroporto, AENA, confirmou que o incidente não afetou as operações regulares do aeroporto.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

CEO da American Airlines rasga elogios à Embraer: “A indústria deve...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); A American Airlines está bastante satisfeita com a parceria com a Embraer na sua subsidiária...