Avião combatendo incêndio atinge poste e explode no Chile

Um acidente aéreo aconteceu na tarde de ontem, 15 de janeiro, no Chile com um avião que combatia incêndios no interior do país, que colidiu com um poste de energia.

O avião de registro espanhol, modelo Ayres Thrush S2R-T660 Turbo, uma versão modificada com motor turboélice do clássico americano de motor radial Aero Commander S-2D, combatia incêndios na localidade de Talca, na Comuna de Maula, que fica ao sul da capital, Santiago.

Estas aeronaves da empresa Air Andes/Plysa são usadas na temporada de incêndio no Chile, e para isso, vêm voando da Espanha, passando por vários aeroportos brasileiros. Por ser uma aeronave originalmente desenhada para aplicação de fertilizantes agrícolas, ele tem capacidade de fazer voos em baixa altura, podendo também jogar água ou agente retardante em área de incêndio.

E foi atendendo um chamado ao lado da rodovia Ruta 5 Sur que este S2R-T660 se acidentou ao colidir com um poste. Nos vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver que um avião passa, joga a água e sobe normalmente, porém o segundo atinge um poste e cabos elétricos, a asa quebra e ele gira em torno de si, já pegando fogo ainda no ar.

Diversas pessoas faziam vídeos por diferentes ângulos de visão, conforme os vídeos a seguir:

A Dirección General de Aeronáutica Civil do Chile (DGAC) informou em nota oficial que “por volta das 16:00 horas de hoje [ontem], a aeronave Trush Aircraft modelo S2R-T, de matrícula EC-NPL, pertencente à empresa Air Andes, durante uma operação de combate a incêndio na região, caiu no solo, impactando o tráfego na Rodovia 5 Sul, nas proximidades do aeródromo Panguilemo, na cidade de Talca. O pessoal do Corpo de Bombeiros e da Carabineros está trabalhando no local. Enquanto isso, os funcionários do Departamento de Investigação de Acidentes da DGAC estão se dirigindo à área para iniciar a investigação correspondente“.

O piloto espanhol foi identificado como Fernando Solans Robles e teve sua morte confirmada posteriormente pela DGAC, sendo a única vítima do acidente.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias