Avião da Força Aérea roda sobre a região de Joinville e aprova sistema do aeroporto da cidade

Moradores de Joinville e região, em Santa Catarina, puderam notar a diferente movimentação de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na última segunda-feira, 10 de abril, quando fez muitas voltas e vaivéns desde as 11h45 até as 14h00.

Tratava-se do avião de matrícula FAB 3602, um Embraer Legacy 500 (designado IU-50 na FAB) que é operado pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que verifica e calibra instrumentos de navegação aérea em todo o Brasil e até no exterior.

Imagem: FlightRadar24
Embraer IU-50 – Imagem: Fábio Maciel / FAB

Entre os vários trajetos de inspeção realizados pela aeronave da FAB, foi verificado o sistema PAPI (sigla para Precision Approach Path Indicator, ou Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão) do Aeroporto de Joinville, administrado pela CCR Aeroportos.

O PAPI é um sistema de auxílio visual à navegação aérea que tem o objetivo de informar os pilotos, através de indicação visual por luzes brancas e vermelhas, sobre a rampa ideal da aeronave na fase de aproximação para pouso.

Durante o voo, a aeronave do GEIV avaliou a qualidade dos sinais emitidos pelos equipamentos de auxílio à navegação, realizando análises e medições, e os resultados do Aeroporto de Joinville foram satisfatórios, seguindo as exigências da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), segundo informou a concessionária CCR.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com perfumes caros, Emirates lança novo kit de amenidades para os...

0
A Emirates começou a oferecer aos seus clientes na Primeira Classe e na Classe Executiva uma nova coleção exclusiva de kits de amenidades