Início Acidentes e Incidentes

Avião da Latam tem chamas no motor após colidir com ave na decolagem em Fortaleza

Reprodução Youtube (video abaixo)

Um voo da LATAM acabou tendo que retornar para o aeroporto após a aeronave colidir com aves e o seu motor pegar soltar algumas chamas. O voo onde a colisão ocorreu foi o LA-3864 do último dia 13 de maio, uma rota regular de Fortaleza para o Rio de Janeiro (Galeão), operada por jatos Airbus A321.

Durante a decolagem, como mostra o vídeo abaixo, o motor direito solta chamas após engolir uma ave (situação conhecida como bird strike na aviação). No entanto, devido a alta velocidade do Airbus no momento do impacto, a tripulação seguiu o procedimento previsto e continuou com a decolagem.

Acima de uma certa velocidade, o avião pode decolar e voar em segurança com apenas um motor em pleno funcionamento. Uma tentativa de desacelaração e parada em solo poderia ocasionar a saída da pista, dada a distância já percorrida, o que seria muito pior. Todos esses procedimentos são treinados à exaustão pelas tripulações.

Depois disso, o jato continuou subindo até 5 mil pés (aproximadamente 1,5 km) de altitude, onde realizou algumas voltas (órbitas) para queima de combustível e também para preparação para o retorno à Fortaleza.

O pouso ocorreu sem nenhum problema, mas a aeronave teve que passar por manutenção e os passageiros foram alocados em outro A321, que decolou às 21h49, quase 7 horas depois do previsto.

Histórico do voo e seu regresso para Fortaleza – FlightRadar24

A companhia aérea emitiu uma nota ao AEROIN sobre a ocorrência, dizendo o que segue:

A LATAM informa que a aeronave do voo LA3864 (Fortaleza-Rio de Janeiro/Galeão), que decolou às 14h44 de sexta-feira (13/5), colidiu com um pássaro nas proximidades do aeroporto da capital cearense.

Seguindo o procedimento padrão para este tipo de ocorrência, a aeronave retornou para o aeroporto de origem, onde pousou em completa segurança às 15h25. A aeronave permanece em Fortaleza, onde passa pela manutenção prevista para esses casos.

A LATAM também prestou toda a assistência necessária para todos os passageiros, que seguiram para seu destino em nova aeronave que decolou às 21h49 e pousou no Galeão à 0h56 deste sábado (14/5).

A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível e que todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A