Avião inicia decolagem na pista de táxi, mas é alertado a tempo e salvo pelo controlador

Uma confusão por parte dos pilotos no aeroporto com mais pistas de decolagem no mundo quase se tornou um acidente.

Imagem: Brand03 / CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

O aeroporto internacional O’Hare, em Chicago, é um dos mais movimentados do mundo, sendo o principal terminal do chamado meio-oeste americano. Não à toa, ele tem oito pistas de pousos e decolagens, sendo o maior do seu porte no mundo.

Com tantas pistas, tanto para decolagem como de táxi, um Airbus mexicano se perdeu e poderia ter causado um acidente.

O incidente ocorreu no dia 1º de junho perto da meia noite, com o voo VIV-187, da mexicana Viva Aerobus. O destino seria a sua base na Cidade do México e os pilotos já tinham saído do portão, tendo sido instruídos a taxiar para a cabeceira 22L, onde aguardariam a autorização para decolar.

Aeroporto O’Hare – Google Maps

No entanto, a tripulação virou à direita antes do esperado e entrou na taxiway N (chamada de “November”). Sem perceber o movimento errado dos pilotos, num primeiro momento, a Torre de Controle do aeroporto autorizou a sua decolagem, considerando que o jato estava alinhado na pista.

Os pilotos da Viva Aerobus, então, acataram a autorização e iniciaram a decolagem. Logo após, a Torre percebe que eles não estavam na cabeceira e sim na pista de táxi, e cancela a autorização de decolagem.

A Torre chama três vezes os pilotos até que eles respondem e abortam a decolagem. Dados da plataforma FlightRadar24 apontam que o jato atingiu 28 nós (51 km/h) de velocidade antes de começar a frenagem.

© FlightRadar24

Após o susto, o avião foi instruído a retornar para a pista de táxi, passando pelo mesmo lugar e desta vez entrando na pista, onde finalmente decolou em segurança para o México. Apesar da taxiway N ser grande o bastante, por não ser uma pista de pouso e decolagem, ela poderia estar com outras aeronaves ou veículos transitando por ela. Se esse fosse o caso, um acidente poderia ter ocorrido.

O vídeo abaixo, produzido pela VASAviation, mostra como tudo ocorreu, com ilustrações.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias