Avião-laboratório IL-76 decolou com um motor russo diferente dos outros três

Fotos: UAC

A Rostec iniciou os testes de voo do motor PD-8, projetado para o novo avião de passageiros de curta distância SSJ New (versão do Sukhoi Superjet com motores e componentes russos) e a aeronave anfíbia Be-200. A informação foi relatada pela própria fabricante em seu canal do Telegram.

O motor está sendo testado como parte do laboratório voador do modelo Ilyushin Il-76LL, de propriedade do LII em homenagem a Gromov UAC. Dos quatro motores da aeronave, um foi substituído pelo PD-8.

Ao longo de uma campanha de testes em voo, os principais dados operacionais do motor serão registrados, incluindo seu comportamento às diferentes condições de velocidade, pressão, temperatura, bem como parâmetros adicionais necessários para confirmar as decisões de projeto tomadas e garantir a segurança da sua operação.

Foto: UAC

O motor PD-8 está sendo desenvolvido na United Engine Corporation (UEC) e visa substituir o franco-russo Sam146, que atualmente equipa a aeronave SSJ 100 de primeira geração, bem como o ucraniano D-436TP que das aeronaves anfíbias Be-200.

O início dos testes do PD-8 como parte da aeronave SSJ New está previsto para a primavera de 2023 e a certificação para dezembro do próximo ano. A iniciativa faz parte do projeto da Rússia de se desvincular do ocidente, sobretudo por conta das ações que lhes foram impostas após a invasão da Ucrânia.

Foto: UAC

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias