Avião russo MC-21 equipado com motores Yakovlev realiza testes de pouso automático

Imagem: Denis Fedorko / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O avião russo MC-21-310, equipado com motores domésticos Yakovlev, está realizando uma série de testes de pouso automático como parte de seu programa de certificação. O protótipo 73051 realizou os pousos, sob condições da Categoria IIIa da ICAO, no aeroporto de Moscou Zhukovsky, com uma tripulação de quatro pessoas.

Os pousos da Categoria IIIa permitem aproximações a uma pista com uma faixa visual de 200 metros e uma altura de decisão abaixo de 30 metros. A United Aircraft afirma que cerca de 100 voos estão planejados para testar os sistemas de pouso automático do jato bimotor.

O MC-21-310 é equipado com motores Aviadvigatel PD-14. A United Aircraft diz que a aeronave foi modificada para apresentar software e equipamentos desenvolvidos internamente.

A empresa iniciou originalmente o esforço de pouso automático em dezembro do ano passado, utilizando um MC-21 equipado com o motor Pratt & Whitney PW1400G.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias