A Azul Conecta, subsidiária regional da Azul Linhas Aéreas, e a norte-americana Reliable Robotics, especializada em sistemas de automação que aumentam a segurança de aeronaves, anunciaram hoje uma iniciativa que, segundo as empresas, deve servir de referência para melhorar a segurança e a conectividade da aviação em toda a América do Sul.
Um Memorando de Entendimento (MOU) foi assinado para a adoção de um sistema de automação avançada que proporcionará uma nova filosofia de voo para as aeronaves Cessna C208 Caravan.
A Reliable Robotics está trabalhando com a agência reguladora da aviação dos Estados Unidos, a Federal Aviation Administration (FAA), para certificar esse sistema e iniciar uma potencial operação de voos comerciais de carga pilotados por automação nos Estados Unidos.
Na parceria com a Azul Conecta, que é hoje uma das maiores operadoras de Cessna C208 Caravan do mundo, essa tecnologia será levada para a frota de 27 aeronaves, que atendem 84 destinos no Brasil, e, depois, para uma expansão internacional subsequente na América do Sul, onde o Caravan é amplamente utilizado.
Diante da novidade, Flavio Costa, presidente da Azul Conecta e vice-presidente Técnico da Azul, disse:
“A inovação está no coração da Azul. Essa nova filosofia de voar trará um serviço ainda mais seguro e confiável para voos de carga e passageiros, aprimorando as operações existentes e possibilitando novas rotas e serviços em todo o Brasil.
A Reliable Robotics está liderando a indústria para certificar sistemas avançados de automação, e sua profunda experiência com o Cessna 208 Caravan é particularmente relevante para nossas operações na América do Sul.
A Azul está crescendo rapidamente em suas operações de carga”.
Myles Goeller, diretor de negócios da Reliable Robotics, afirmou que as tecnologias avançadas de automação aumentam a segurança e permitem que as companhias aéreas forneçam mais serviços com sua frota de aeronaves e força de trabalho de pilotos existentes.
“A Azul e a Azul Conecta têm um histórico de inovação e estamos orgulhosos de trabalhar com elas para liderar o lançamento de automação avançada no Brasil”, concluiu Goeller.