Aviões Embraer E2 e Airbus A220 serão prioridade na expansão do aeroporto London City

Divulgação – Embraer

Na próxima sexta-feira, 9 de setembro, encerra-se o prazo da consulta pública aberta para contribuições da sociedade sobre o plano de expandir o horário de operação do aeroporto mais central da capital britânica, o London City.

Sob o regulamento atual, o terminal opera das 4h45 às 22h e, aos sábados, das 4h45 às 13h com um intervalo de quase 24 horas até domingo às 10h30, mas isso pode mudar, se a proposta for aprovada.

O objetivo é que o local possa receber até 9 milhões de passageiros por ano até 2031 (hoje, a capacidade é de 3 milhões) e aumento da capacidade se daria apenas com o aumento das horas de operação, sem intervenções na infraestrutura. Na proposta, está a permissão de operação de voos também aos sábado à tarde e à noite, além da extensão do horário de funcionamento em 30 minutos pela manhã e à noite durante a semana.

Além disso, segundo reporta o site City AM, o plano quer o comprometimento de que apenas aeronaves de nova geração, como o Airbus A220 e o Embraer E2, sejam usadas durante os novos horários de operação para evitar o aumento da poluição sonora. 

Prefeito critica

Apesar das análises técnicas, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, criticou a proposta de expansão dos horários, acusando o aeroporto de “não ter demonstrado satisfatoriamente que os planos são compatíveis com os objetivos ambientais mais amplos e de zero líquido”.

“É essencial que o aeroporto reconheça que o crescimento irrestrito não é uma opção e que deve ser proativo na abordagem de ruído, qualidade do ar e impactos de carbono”, disse um porta-voz da prefeitura ao City AM

O aeroporto, por outro lado, disse que sua proposta beneficia tanto o meio ambiente quanto a economia de Londres, já que as aeronaves que operariam nos horários adicionais seriam mais econômicas e menos ruidosas, além de existir um plano de neutralização de carbono, que está em expansão, visando a transformar o Aeroporto de London City em neutro até o final da década.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias