Aviões Ilyushin IL-76 ucranianos decolam na hora certa e conseguem evitar ataque russo

Foto de aceebee from Camberley, UK, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Quando eclodiu a guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro, tinha-se como certo que os primeiros alvos dos invasores russos seriam os aeroportos, o que, de fato, aconteceu. Em meio à destruição, de estruturas e aeronaves militares de transporte, algumas acabaram escapando por um movimento tempestivo da Força Aérea da Ucrânia.

No próprio dia 24, enquanto a Rússia rompia a fronteira e acessava o território ucraniano, os últimos mobilizavam sua frota de seis aeronaves de transporte de carga e tropas Ilyushin IL-76 para lugar seguro, num verdadeiro comboio aéreo para longe do conflito, salvando-os.

A história, compartilhada no perfil @vcdgf555, revelou que, inicialmente, eram quatro as aeronaves que voavam em conjunto rumo à Polônia e que apareciam nas plataformas de rastreamento de voos.

No entanto, no dia 28 de fevereiro, uma imagem de satélite atualizada, proveniente do Sentinel-2, e compartilhada pelo analista de conflitos, que responde pelo perfil @Gerjon_, revelou que haveria seis aeronaves do modelo na base aérea polonesa de Deblin, ou seja, toda a frota, segundo levantamento disponibilizado pelo site FlightGlobal.

Essas aeronaves, que outrora estiveram em partes da Ucrânia, seriam fatalmente alvos, ainda que por danos colaterais, de ataques russos às bases aéreas ucranianas.

Durante o confronto entre os dois países até aqui, o uso de aviões de transporte não está totalmente confirmado, sobretudo por conta do risco envolvido. Nos primeiros dias da guerra, a Ucrânia afirmou que derrubou dois aviões do mesmo modelo IL-76, pertencentes à Rússia, e que teria, com isso, vitimado mais de uma centena de soldados inimigos. Tal informação jamais foi confirmada em vídeos ou por fontes independentes.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias