Azul e Embratur firmam acordo para aumentar a conectividade aérea do Brasil com o mundo

Airbus A330-200

Nesta quarta-feira (6), a Embratur assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Azul Linhas Aéreas. O objetivo final do trabalho é fortalecer a conectividade do Brasil com o exterior para aumentar o número de turistas internacionais no país.

Segundo informou a Embratur, a assinatura aconteceu na Feira Internacional de Berlim (ITB), que segue até a quinta-feira (7), em Berlim, capital da Alemanha. O evento do ramo do turismo é um dos mais importantes da Europa, e a Agência está na ITB em parceria com o Sebrae. O ACT tem como data limite 31 de dezembro de 2026.

O plano de trabalho inclui o compartilhamento de informações, dados e estudos para otimização de ações tanto da Embratur quanto da Azul e a promoção da melhoria da experiência dos visitantes estrangeiros nos aeroportos brasileiros, além de “ações conjuntas de marketing e promoção do turismo brasileiro no exterior, por meio de relações públicas e parcerias com a imprensa, campanhas publicitárias, eventos, feiras, workshops e outras atividades que possam aumentar a visibilidade e atrair turistas estrangeiros para o Brasil”.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, comemorou o fechamento do acordo. “Quero agradecer muitíssimo à Azul pela parceria desde o 1º dia da nossa gestão na Embratur. Um ano depois de assumirmos a agência estabelecemos esse ACT, que é um avanço muito grande”, afirmou.

As companhias aéreas são fundamentais para a construção do Brasil que nós queremos, que é esse país da diversidade, com grande território e que precisa fazer com que o mundo conheça cada localidade, cada canto, cada povo, cada cultura e cada gastronomia. Essa diversidade brasileira depende muito da boa relação do governo com as companhias aéreas e a relação com a Azul é uma referência para a gente”, completou Freixo, durante a assinatura do acordo na feira de Berlim.

Na ocasião, o diretor de Relações Institucionais da Azul, Fabio Campos, também ressaltou a importância de acordos como esse para o turismo brasileiro.

A Azul tem como vocação o cuidado e a boa experiência ao Cliente. E o Brasil tem um potencial extraordinário para atrair cada vez mais turistas estrangeiros, ampliando a conexão do país com o turismo internacional. A junção desses fatores, por meio do acordo de cooperação firmado entre a Azul e a Embratur, representa um passo importante nessa jornada e reforça o papel estratégico da aviação para o desenvolvimento sustentável do país”, afirmou Campos.

Atualmente, a Azul opera com voos internacionais partindo de várias cidades do país para a Argentina, Curaçao, Estados Unidos, França, Portugal e Uruguai.

Entre outras ações da nova parceria, caberá, exclusivamente, à Embratur, de acordo com o ACT, oferecer à Azul propostas e apoio técnico para ações em temáticas como afroturismo, diversidade e inclusão, sustentabilidade e ações climáticas, experiência do passageiro estrangeiro, cultura e gastronomia, inovação no turismo e melhoria dos produtos para o setor de turismo de negócios (Mice).

Pela parceria, a Azul ficará responsável, por exemplo, em atuar na ampliação da conectividade aérea do Brasil, estimulando o incremento do fluxo de visitantes estrangeiros, por meio de tarifas e ações promocionais divulgadas em conjunto, a realização de campanhas publicitárias em mercados-alvo comuns, “destacando as vantagens de escolher os seus serviços e divulgando a ‘Marca Brasil’ onde for aplicável e cabível”, e o fornecimento de bilhetes aéreos para apoiar a realização de ações de promoção do turismo pela Embratur.

Informações da Embratur

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias