Azul Linhas Aéreas realiza vistoria em três cidades do Pará para início de voos comerciais

Imagem: Prefeitura de Oriximiná

Nesta semana, a Azul Linhas Aéreas realizou diversas visitas técnicas em cidades do interior do Pará, visando o início de voos comerciais. As vistorias ocorreram com auxílio da aeronave Pilatus PC-12, registrada sob a matrícula PP-BER, da companhia aérea.

Oriximiná

As visitas técnicas se iniciaram no Aeroporto Municipal de Oriximiná, na manhã última segunda-feira (29). O objetivo principal da incursão foi avaliar de maneira minuciosa a infraestrutura aeroportuária local e entender as regulamentações vigentes, visando possíveis ampliações de voos e melhorias operacionais.

A visita incluiu uma análise detalhada de pista, terminais, serviços e demais aspectos relevantes que impactam diretamente na operação de voos, identificando pontos fortes e áreas que podem ser aprimoradas para garantir uma operação mais eficiente.

O prefeito Delegado Fonseca expressou otimismo em relação à parceria, destacando a importância estratégica da presença da Azul no município. “Estamos comprometidos em proporcionar uma experiência aérea de qualidade para nossos cidadãos e visitantes. A parceria com a Azul abre caminho para um futuro mais conectado e próspero para todos. É um passo fundamental para alcançarmos esse objetivo, conectando Oriximiná a novos horizontes”, afirmou o chefe do Poder Executivo Municipal.

São Félix do Xingu

Ainda no dia 29 de janeiro, na parte da tarde, a aeronave pousou em São Félix do Xingu, um dos maiores municípios do sudeste do Pará, para realizar os mesmos procedimentos e analisar as condições do aeródromo para receber voos semanais da Azul.

Em 2020, conforme noticiou o AEROIN, o governo estadual construiu e entregou a nova pista de pouso e decolagem do aeródromo do município. O equipamento, desde então, possui uma a pista de 1.600 metros de extensão por 30 m de largura, ampliou o fluxo aéreo de passageiros até Belém, além de incrementar a economia no setor de turismo.

Em nota, a prefeitura comemorou: “A partir dessa conexão aérea, os moradores de São Félix do Xingu terão acesso facilitado a diversos destinos de relevância, ampliando as oportunidades de negócios, turismo e desenvolvimento econômico.”

Redenção

Por fim, na última terça-feira (30), a aeronave pousou no aeródromo de Redenção, onde o Gerente de Relações Institucionais da Azul, Fernando Matias, visitou a estrutura do local acompanhado do Prefeito de Redenção, Marcelo Borges, secretários municipais, vereador Leandro Onofre e convidados.

A empresa Azul Linhas Aéreas realizou uma vistoria técnica no nosso aeroporto, com o objetivo de incluir Redenção na nova rota aérea que contempla nossa região. Foi vistoriada a pista de pouso, estrutura de embarque e desembarque, acesso ao aeroporto e segurança, entre outros. Agora é esperar o parecer final para a possível inclusão de Redenção na rota aérea”, citou o Prefeito de Redenção, Marcelo Borges.

Segundo explica a prefeitura de Redenção, a visita técnica consiste em avaliar o potencial econômico e estrutural da região, pois antes de uma aeronave decolar para um novo destino há um extenso projeto, muito planejamento e uma análise criteriosa da viabilidade da frequência de passageiros. O primeiro passo é conferir se existe a demanda para um novo voo ou destino e a partir daí calcular os custos operacionais e a previsão de receita gerada.

Ainda não há mais informações sobre quais modelos da Azul vão operar nos referidos aeroportos, as rotas e nem quando os voos comerciais terão início.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

CEO da American Airlines rasga elogios à Embraer: “A indústria deve...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); A American Airlines está bastante satisfeita com a parceria com a Embraer na sua subsidiária...