Bangladesh Airlines faz voo com tripulação totalmente feminina pela primeira vez

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a Biman Bangladesh Airlines tomou uma decisão inédita, em que todas as posições do gerenciamento de voo foram ocupadas por mulheres. Assim, a companhia aérea deu um passo inclusivo, um plano delineado pelo Primeiro-Ministro Sheikh Hasina.

A iniciativa foi tomada sob a direção de Shafiul Azim, Diretor Executivo e CEO da Biman Bangladesh Airlines, em um esforço para reconhecer a contribuição notável de suas funcionárias e oficiais para o desempenho e profissionalismo da companhia aérea.

Por conseguinte, marcou-se um acontecimento notável: um voo internacional da Biman Bangladesh Airlines foi totalmente operado por uma equipe feminina, desde o piloto até o pessoal de terra.

No dia 08 de março, sexta-feira, para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o voo BG-349 na rota Dhaka-Dammam decolou integralmente operado por uma tripulação feminina. Isto incluiu tripulantes, pessoal de check-in e equipe de solo. A pilotagem foi confiada a duas mulheres veteranas da Biman, a Comandante Alia Mannan e a Primeira Oficial Fariha Tabassum.

“A Biman Bangladesh Airlines orgulha-se de ter 15 pilotas veteranas no seu quadro, quase o dobro da média internacional de 6% para o número de pilotos do sexo feminino. Ademais, a companhia aérea detém uma robusta equipe de 345 membros de tripulação de cabine bem treinados e capacitados. Entre todas os outros setores da Biman Bangladesh Airlines, também se pode encontrar mulheres trabalhando como engenheiras, instrutoras de engenharia, oficiais e funcionárias”, disse a nota da empresa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias