Batalhão “Santos Dumont” realiza Operação com assalto a partir de C-95 Bandeirante da FAB

Imagem: 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista

O 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista (26 BI Pqdt), Batalhão Santos Dumont, do Exército Brasileiro (EB), realizou, de 21 a 30 de junho, o adestramento em ambiente de selva no Comando Militar do Norte.

A Operação Bumerangue Selva Oriental, realizada na área de responsabilidade da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, foi desenvolvida em 3 fases: a primeira de instruções de preparação, a segunda composta pelo assalto aeroterrestre e defesa de cabeça de ponte aérea e uma terceira fase que se constituiu na execução de operações na selva.

Na primeira fase, foram ministradas instruções de desova em meio aquático, prática com motor de popa, tiro de ação reflexa, tiro embarcado, dentre outras. Neste momento visou-se ambientar e aclimatar o soldado paraquedista com as principais características de emprego militar na região amazônica.

Imagem: 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista

Numa segunda fase, ocorreu o início das operações militares com um assalto aeroterrestre na zona de lançamento de Juva, em Itupiranga (PA). O salto semi-automático foi na aeronave C-95 Bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao tocar o solo, a Força-Tarefa Santos Dumont realizou uma marcha forçada para a conquista de cabeça de ponte aérea e sua manutenção.

A terceira fase foi composta pelo desenvolvimento das operações na selva, onde patrulhas de reconhecimento, destruição, neutralização e assalto foram realizadas pelas pequenas frações aeroterrestres na cidade de Marabá (PA).

As Operações Bumerangue visam ambientar o Batalhão Santos Dumont nos mais diversos biomas nacionais, especialmente, por se tratar de uma força de emprego estratégico e que deve estar sempre em condições de ser desdobrada em qualquer parte do território nacional em reduzido espaço de tempo.

Informações do Exército Brasileiro

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Mulher vai parar na UTI após tomar café cheio de insetos...

0
Uma funcionária de uma companhia aérea espanhola quase morreu depois de beber uma xícara de café de uma máquina de venda