Belarus negocia voos para Cuba saindo do Irã com companhia da Venezuela

Mais um estranho voo pode surgir na Venezuela em breve, fazendo uma ligação inédita de Belarus com a América Latina.

Já há alguns anos que a Conviasa faz voos esporádicos de Caracas para o Irã e Síria, numa rota que já foi chamada de “aeroterror” por não ter tráfego comercial justificável e estaria sendo usada como movimento de conteúdo suspeito entre as duas ditaduras, segundo denúncias do Departamento de Estado dos EUA.

Agora, uma nova rota um tanto quanto esquisita pode surgir, impulsionada pelo bloqueio do ocidente à Belarus desde que o país governador pelo ditador Aleksandr Lukashenko criou um falso alarme de bomba para desviar um voo civil.

A situação só piorou após a Rússia iniciar uma nova invasão contra a Ucrânia no ano passado, sendo apoiada por Belarus. Hoje o país é quase um enclave, sendo que a única entrada e saída é feita na fronteira com a Rússia, seja por via terrestre ou aérea.

E visando atender ao tráfego de turismo que ficou retido, o governo local estaria buscando que a Conviasa faça voos para Cuba, conhecida pelas suas belas praias, em uma extensão da rota entre Teerã e Caracas, segundo reporta o portal Cuba Noticias 360.

A rota, porém, seria bem mais longa do que um voo entre o Irã e Venezuela que com os desvios passa no Mediterrâneo e Norte da África atualmente, mas, ao mesmo tempo, aumentar o número de passageiros pagos pode ajudar na sustentabilidade da rota, que se ocorrer deverá ser feita com o Airbus A340-600 da estatal Conviasa. A dúvida é de onde virão esses passageiros.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias