Bielorrússia proíbe pousos de aeronaves provenientes da UE, embora nem haja voos entre elas

O governo bielorrusso emitiu uma proibição de pouso para qualquer aeronave proveniente do espaço aéreo da União Europeia sem autorização especial do Ministério das Relações Exteriores. A decisão, em vigor desde 3 de dezembro e válida até pelo menos 3 de março de 2024, também proíbe a entrada de aviões que venham do espaço aéreo dos países vizinhos da Bielorrússia na União Europeia: Polônia, Lituânia e Letônia.

A Belaeronavigatsiya afirmou que a decisão foi tomada para proteger os interesses nacionais. No entanto, o impacto dessa medida é limitado, pois todas as companhias aéreas bielorrussas estão proibidas de entrar na União Europeia desde dezembro de 2021, como resposta ao desvio forçado de um voo da Ryanair por Minsk para prender ativistas antigovernamentais.

As tensões entre a Bielorrússia e a União Europeia aumentaram ainda mais quando o país se aliou à Rússia durante a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022.

Atualmente, não há tráfego aéreo entre a União Europeia e a Rússia/Bielorrússia. Embora as companhias aéreas estrangeiras que não pertencem à União Europeia continuem a servir o Aeroporto Nacional de Minsk, esses voos conectam a cidade a destinos na Rússia e em outros países da Ásia, evitando o espaço aéreo da União Europeia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Por atrasos na Boeing, American Airlines muda rede de voos para...

0
A American Airlines está promovendo uma grande mudança na sua malha de voos internacionais por atrasos da Boeing com o 787 Dreamliner.