Governo dos Açores suspende o processo de privatização da Azores Airlines

Divulgação – Azores Airlines

O Governo Regional dos Açores suspendeu os processos de privatização da Azores Airlines e dos hotéis nas ilhas das Flores e Graciosa devido à atual situação política no arquipélago.

A decisão foi tomada após o presidente do Governo açoriano, José Manuel Bolieiro, convocar eleições regionais antecipadas devido à rejeição do orçamento para 2024. O Governo açoriano afirmou que a suspensão das licitações de venda é necessária até que a situação política seja esclarecida.

O Conselho Regional dos Açores lançou no início deste ano um concurso público para a venda de uma participação majoritária na Azores Airlines. Após o prazo para licitações ser prorrogado e as propostas serem apresentadas por dois concorrentes, o processo foi suspenso para permitir que eles enviassem propostas revisadas. No entanto, o sindicato dos pilotos portugueses expressou descontentamento com uma das candidaturas.

A suspensão dos processos de privatização mostra os desafios políticos enfrentados pelos Açores, uma vez que a atual situação política e a convocação das eleições antecipadas têm impacto direto nas decisões econômicas e de privatização do arquipélago.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias