Início Empresas Aéreas

Bloqueio de fusão da JetBlue com a Spirit pode prejudicar indiretamente a Boeing

A Boeing pode ser prejudicada após o bloqueio da fusão de empresas aéreas que não operam seus jatos 737 MAX.

O bloqueio, por parte da justiça americana, da fusão entre a JetBlue e a Spirit Airlines, levou as companhias para um limbo, onde várias decisões futuras estão sendo adiadas enquanto elas recorrem do processo. Juntas, as companhias têm 112 jatos do modelo Airbus A321neo encomendados, além 36 de jatos menores A320neo exclusivamente da Spirit.

E a United quer se aproveitar disso. Como falado aqui anteriormente, a empresa oficialmente já tem um plano para não contar com as entregas do Boeing 737 MAX 10, podendo até desistir de vez dele na sua frota, que já conta o 737 MAX 8 e MAX 9.

O modelo que acabou de chegar na sua frota, o A321neo, é que pode ser a solução. Enquanto os MAX 10, na melhor das hipóteses, chegaria apenas no final de 2025, comprar hoje o Airbus levaria as entregas para além de 2027, mas, com a pausa da JetBlue e Spirit a United pode conseguir os slots de fabricação das concorrentes.

Essa troca de posições na linha de produção é bastante comum e intermediada pela Airbus, sem praticamente nenhum ônus, já que o número total de encomendas é mantido e colabora com o plano de crescimento de 2 clientes.

A Spirit já comunicou que as aeronaves que receberia de hoje até 2027 serão postergadas para até final de 2029, e a JetBlue fez movimento similar com aviões que receberia no mesmo período, mas sem detalhar para quando “empurrou” as entregas.

A BNN Bloomberg reporta que a United está perto de fechar esse negócio, cancelando o 737 MAX 10 com a Boeing que, por não cumprir novamente os prazos, terá que reduzir substancialmente a multa ou até cortá-la, e pegando os A321neo com a Airbus para entrega quase imediata, em menos de um ano.

Hoje, a United tem 277 jatos 737 MAX 10 encomendados, porém esse número não é exato, já que a Boeing, assim como a Airbus, considera encomenda por família de aeronave, podendo o cliente escolher posteriormente qual modelo exato desejará. Além destes, a companhia tem 77 opções de compra do MAX.

Um outro ponto que pesa é que o MAX 10 usa uma das duas opções de motores do A321neo, que é o CFM LEAP. A United pode facilmente transferir a encomenda destes motores para os novos Airbus, apesar de que, nos A321neo atuais dela, a opção seja pelo Pratt & Whitney PW1100G.

Sair da versão mobile