Boeing 767 da LATAM pousa bem no começo da pista e chama a atenção

O pouso de um Boeing 767 cargueiro da LATAM no interior paulista, semanas atrás, chamou a atenção.

Reprodução do vídeo abaixo, Youtube

O pouso do Boeing cargueiro ocorreu no final de julho mas o vídeo começou a circular com maior intensidade nas redes sociais esta semana. Ele mostra um Boeing 767-300F da LATAM Cargo aterrissando em São Carlos, no interior de São Paulo, onde está um dos Centros de Manutenção da LATAM.

Apesar ter uma pista relativamente pequena, com 1.720 metros, o aeroporto de São Carlos é capaz de receber grandes jatos como o Airbus A330 e A350, além do próprio 767, que voam vazios para lá.

Também vale destacar que o local recebeu a certificação de aeroporto internacional exatamente para atender à demanda da LATAM, que faz a manutenção de aviões de outras operações estrangeiras do grupo na cidade. Isso permite que os aviões possam aterrissar ou partir de lá diretamente para outros países, sem escalas e, assim, economizando dinheiro.

Foi nesse contexto que o Boeing 767-300ERF, de matrícula americana N542LA, voou para São Carlos no dia 26 de julho e teve sua chegada gravada pelo spotter Ronaldo Carvalho. Na ocasião, o cinegrafista logrou filmar uma aterrissagem diferente da maioria, com a aeronave tocando bem no começo da pista, a ponto de levantar poeira da cabeceira. Ver o vídeo abaixo.

Diz-se que o pouso foi diferente do padrão, pois na maioria das vezes o toque acontece mais próximo da marcação na pista, cerca de 300 metros após a cabeceira. Para ter como exemplo, outro vídeo (clique para acessar), gravado no mesmo aeroporto, mostra outro 767-300F da LATAM em aterrissagem.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias