Boeing 787 chama atenção ao ser visto pousando com hélice girando embaixo da fuselagem

O Boeing 787 chegando com a RAT em uso, em cena do vídeo apresentado abaixo

Uma ocorrência com um Boeing 787 no último sábado, 27 de janeiro, chamou atenção após o jato ser visto com uma hélice girando embaixo da fuselagem durante a aproximação para o pouso.

Antes disso, o avião também foi filmado alijando combustível, como mostram as cenas do vídeo a seguir:

O avião visto nas imagens acima é o Boeing 787-9 de matrícula G-VZIG, operado pela empresa aérea britânica Virgin Atlantic. Ele estava realizando o voo VS-105, que partiu do Aeroporto Heathrow, de Londres, no Reino Unido, e voaria até Seattle, nos Estados Unidos.

Após cerca de 15 minutos desde a decolagem, os pilotos interromperam a subida no nível de voo de 23 mil pés (FL230, ou cerca de 7.000 metros de altitude) e decidiram voltar para Heathrow.

Segundo informações do The Aviation Herald, o alijamento de combustível visto no vídeo ocorreu no FL230, antes do início do retorno ao aeroporto de origem. Este procedimento de eliminar parte do combustível em voo serve para redução do peso total, geralmente para chegar ao pouso dentro do limite máximo de peso aprovado pelo fabricante.

O momento em que o 787 alijava combustível – Imagem: RadarBox

Depois, como também visto no vídeo, o Boeing 787 estava com a RAM Air Turbine (RAT) estendida e operando. Trata-se de um gerador de energia elétrica movido por uma hélice, que serve como a última alternativa quando os demais meios de geração de energia não funcionam, além de outras necessidades em falhas/anomalias de certos sistemas.

Nos aviões que possuem este recurso, o conjunto fica guardado em um compartimento e pode ser acionado se necessário, como exemplificado no vídeo a seguir:

A aeronave pousou com segurança cerca de uma hora após a decolagem, e voltou a voar somente no dia seguinte. Não há informações oficialmente divulgadas sobre qual foi o problema apresentado pelo jato.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias