A Boeing informa hoje, 8 de janeiro, que deu início a uma nova etapa da extensa modificação em uma aeronave que se tornará o X-66 SFD (sigla para Sustainable Flight Demonstrator, ou Demonstrador de Voo Sustentável em português), em parceria com a NASA.
As atualizações consistem na remoção dos motores e a realização de varreduras de metrologia 3D para determinar o design e o plano de construção da aeronave.
As asas originais do jato MD-90 em breve serão removidas para testar o design de um conceito avançado de asa, conhecido como Transonic Truss-Braced Wing (TTBW), composto por asas ultrafinas, sustentadas por suportes, com maior envergadura e alongamento.
Segundo a fabricante, a maior envergadura e eficiência aerodinâmica do TTBW podem acelerar significativamente as oportunidades de redução do consumo de combustível e emissões.
O X-66 é o primeiro projeto de avião experimental da NASA focado em ajudar os Estados Unidos a alcançar seu objetivo de zero emissão líquida de gases de efeito estufa na aviação. Os testes em solo e em voo devem começar em 2028.
A Boeing divulgou um vídeo em time-lapse dos passos recentes da conversão, que incluem:
– Remoção dos motores;
– Elevação e escoramento do jato para simular a condição em que a aeronave ficará durante a realização da modificação completa;
– Digitalização a laser 3D da estrutura da aeronave.
O vídeo pode ser assistido clicando aqui.
Com os dados de digitalização, a Boeing usará um software de modelagem 3D para sobrepor a estrutura existente do MD-90 aos novos componentes do X-66, permitindo uma integração espacial mais precisa e a oportunidade de identificar e mitigar riscos no processo de modificação.
A Boeing informa que continuará fornecendo atualizações conforme o projeto avança.