Nova aeronave da Boeing com a Nasa foi batizada com o nome X-66A

Divulgação – Boeing

A Boeing e a NASA estão juntas desenvolvendo uma nova aeronave experimental de asa especial que já foi designada pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) como X-66A, a qual entra para a família de aeronaves militares “X”. Ainda não há uma designação civil para a nova aeronave.

O projeto visa implementar tecnologias novas para tornar as aeronaves mais eficientes em combustível.

O X-66A é um avião totalmente novo que possui asas de treliça, um modelo mais longo e fina do que as asas tradicionais e que possuem 9% de economia de combustível, podendo chegar a 30% se combinadas a outras tecnologias, como os motores e materiais leves. Além disso, a asa é suportada por uma “travessa” na fuselagem, designada treliça.

A NASA e a Boeing investiram respectivamente US$ 425 milhões e US$ 725 milhões no projeto para os próximos sete anos, com a finalidade de fazer com que o protótipo cumpra seu voo inaugural ainda em 2028.

Da mesma forma, para a Boeing a aeronave contribuirá com a tecnologia necessária para produzir aviões mais eficientes e que atinjam alto nível dentro dos próximos anos. O CEO David Calhoun já assegurou que não haverá lançamento de novas aeronaves nesta década, mas com o X-66A poderia se tornar possível no meio da próxima, então se tornando em sucessor do atual 737 MAX.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Dois jatos Embraer E170 serão usados em fretamentos especiais saindo das...

0
A ACC Aviation, grupo global de serviços de aviação, anunciou uma extensão da parceria existente com a Freedom II LLC, agora em seu terceiro