Boeing presidencial da Argentina volta a voar após meses parado em meio a temor de ataques

Foto: Aviacionline

Após o governo argentino decidir que Javier Milei voltaria a usar o avião presidencial, o Boeing 757 “Tango Uno” voltou a voar.

A decisão anunciada ontem vem após o ataque do Irã contra Israel, e com a segurança presidencial temendo que algum grupo iraniano ou apoiado por Teerã cometa outro ataque terrorista contra a Argentina, como aconteceu em 1992.

Naquele ano, a Embaixada de Israel em Buenos Aires foi atacada por terroristas libaneses apoiados pelo Hezbollah e com anuência do governo do Irã. O ataque a bomba utilizando um carro vitimou 29 civis, além do próprio terrorista.

Por ter uma grande comunidade judaica, a Argentina sempre foi próxima de Israel e colabora com a Mossad para encontrar terroristas e apoiadores na América do Sul.

Com os recentes conflitos envolvendo Israel, o governo argentino viu crescer a possibilidade de um ataque contra Javier Milei, que é adepto do judaísmo.

Desde que assumiu a presidência no ano passado, o Boeing 757-200 que havia sido comprado no final do mandato do seu antecessor, Antonio Fernandéz, só voou uma única vez para um voo de teste, já que Milei prometeu durante toda a campanha, e cumpriu até essa semana, que iria usar voos comerciais para viajar a trabalho.

Hoje, o jato de matrícula ARG-01, fez um voo do Aeroparque em Buenos Aires para Mendoza, realizando arremetidas na cidade do interior argentino na base da Cordilheira dos Andes. Este perfil de voo foi similar ao voo de 2 fevereiro, que tinha sido a única vez que o 757 decolou durante o mandato atual.

Este voo atual pode ser tanto de rotina para manter a aeronave e sua tripulação operacionais, mas, dado os últimos acontecimentos, aponta para uma retirada de estocagem do jato para retorno ao serviço ativo. Acompanhe neste link ou na janela abaixo o 757 regressando para Buenos Aires:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias