Boeing prevê que número de aeronaves de dois corredores dobrará no Oriente Médio até 2042

A Boeing divulgou suas Perspectivas de Mercado Comercial para o Oriente Médio, prevendo que as frotas de fuselagem larga na região irão dobrar até 2042. Isso ocorre antes do Dubai Air Show, que começará na segunda-feira.

De acordo com o relatório, a Boeing projeta o número de entregas de aviões comerciais no Oriente Médio entre 2023 e 2042, com base nas necessidades futuras. Estima-se que a região receberá um total de 3.025 aeronaves durante esse período, incluindo 35 jatos regionais, 1.570 aeronaves de corredor único, 1.350 aeronaves de fuselagem larga e 70 cargueiros.

Darren Hulst, vice-presidente de marketing comercial da Boeing, comentou sobre o relatório, destacando que as companhias aéreas da região estão expandindo sua influência e alcance, transformando o Oriente Médio em um centro de trânsito aéreo internacional. Ele ressaltou que a demanda por viagens aéreas e carga continua a crescer impulsionada pelo forte crescimento econômico e pelos planos de desenvolvimento nacional.

A Boeing também observou que dois terços das novas entregas impulsionarão o crescimento do tráfego aéreo e de carga, enquanto um terço será para substituir aeronaves mais antigas por modelos mais eficientes em termos de combustível.

A frota total deve aumentar 2,4 vezes, chegando a 3.360 aeronaves, das quais 48% serão de corredor único e 45% serão de fuselagem larga. Estima-se que a frota comercial gerará uma demanda de US$ 335 bilhões em serviços de aviação, incluindo manutenção, reparo, treinamento e peças de reposição.

Com essas projeções otimistas para a expansão das frotas de fuselagem larga no Oriente Médio, todas as atenções estarão voltadas para o Dubai Air Show para ver como isso se refletirá em pedidos e negócios para a Boeing e outras empresas do setor.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias