Piloto que quis derrubar avião estava preocupado que tratamento de saúde mental arruinaria sua carreira

Imagem: Alaska Airlines

Em uma entrevista ao The New York Times, o piloto da Alaska Airlines, Joseph Emerson, expressou preocupação de que buscar tratamentos de saúde mental prejudicasse sua carreira.

Emerson alegou que estava em um estado alucinógeno quando tentou desligar os motores de um voo da Horizon Air, subsidiária regional da Alaska Airlines, que foi desviado para Portland. Ele afirmou ter consumido “cogumelos mágicos” dois dias antes devido ao luto pela morte de seu melhor amigo.

Ele argumenta que o sistema atual da Federal Aviation Administration (FAA) em relação à saúde mental dificulta o acesso dos pilotos a diagnósticos e tratamentos. Ele afirma que muitos pilotos não são sinceros quando se trata desses problemas.

No passado, a FAA costumava suspender pilotos que lidavam com depressão, chegando ao ponto de suspender pilotos que estavam tomando antidepressivos comuns. No entanto, medidas foram implementadas em 2010 para permitir o uso de antidepressivos por pilotos com depressão leve a moderada.

Após o incidente envolvendo Joseph Emerson, houve um foco maior nos problemas de saúde mental dos pilotos nos Estados Unidos. A FAA divulgou um vídeo no qual a Dra. Susan Northup, Cirurgiã Aérea Federal, enfatizou a importância da discussão aberta dessas questões e da intervenção precoce. Ela também mencionou que a maioria das condições de saúde mental não desqualifica um piloto para voar.

A FAA anunciou recentemente a formação de um comitê para examinar a saúde mental dos pilotos, buscando evitar incidentes como o de Joseph Emerson. Embora a FAA esteja trabalhando para diminuir o estigma em relação à saúde mental na comunidade da aviação, ainda há muito trabalho a ser feito.

No futuro, espera-se que o comitê da FAA aprimore os canais de suporte disponíveis para os pilotos e desenvolva novas ferramentas para prevenir incidentes relacionados à saúde mental. Por enquanto, há uma esperança de que um ambiente mais seguro em relação à saúde mental possa ser estabelecido na indústria da aviação.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.