Boeing promove práticas ambientalmente responsáveis na reciclagem de aeronaves

Foto: Boeing

A Boeing anunciou recentemente seu compromisso de trabalhar exclusivamente com as organizações credenciadas pela Aircraft Fleet Recycling Association, ou AFRA, para promover práticas ambientalmente responsáveis na reciclagem de aeronaves, reportou a Bloomberg.

Durante a Conferência ASA AFRA em Orlando, Sheila Remes, VP de Sustentabilidade Ambiental da Boeing, destacou que esse compromisso é fundamental para uma aviação sustentável no futuro.

A abordagem de reciclagem da Boeing incentiva a manutenção de componentes valiosos em um circuito fechado entre fabricantes aeronáuticos, proprietários de frotas, desmanteladores e recicladores. As diretrizes da AFRA propõem que os componentes de aeronaves sejam classificados por fluxo para descarte de resíduos e reciclagem.

Estas também incluem práticas responsáveis para o dreno e descarte de líquidos, muitas vezes tóxicos para o meio-ambiente. De acordo com Remes, a abordagem é essencial para o crescimento contínuo do credenciamento AFRA e sucesso futuro desta iniciativa.

“Ao incentivar os proprietários de frotas a usarem organizações credenciadas pela AFRA quando direcionam aeronaves para desmantelamento, estamos nos comprometendo a tornar o credenciamento da AFRA uma norma setorial, que pode impulsionar a aviação a um futuro mais sustentável”.

Remes também convidou os outros membros da comunidade a seguir com o compromisso da Boeing e colocar o meio ambiente em primeiro lugar ao desmontar aeronaves comerciais no fim de seu serviço. “Esperamos que a adoção dessas melhores práticas possa fazer a diferença nos anos vindouros, ao garantir todos os bens valiosos dos aviões sejam reciclados corretamente”, disse ela.

A AFRA foi fundada em 2005 pela Boeing e outros membros, a fim de estabelecer as melhores práticas de gestão e credenciamento para desmontagem segura e sustentável de aeronaves, propulsores aéreos e reciclagem de ativos aeroespaciais. Desde então, uma grande porcentagem de desmanteladores de aeronaves dos EUA e Europa já recebeu a certificação da AFRA.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Escorregador de emergência de avião caiu em frente à casa de...

0
A escorregadeira de emergência que se desprendeu em voo de um 767 da Delta foi encontrada num endereço no mínimo inconveniente para a Boeing.