Boeing quer comprar novamente a fornecedora que faz as fuselagens do 737

Imagem: Spirit AeroSystems

A fornecedora de todas as fuselagens do 737 MAX, o principal produto da Boeing, pode voltar para as mãos da empresa após quase 20 anos. Isso porque a gigante aeroespacial pode adquirir a Spirit AeroSystems.

A Spirit AeroSystems é baseada no Kansas, o estado onde a aviação dos EUA começou e considerado o coração aeronáutico do país, e era da Boeing até 2005, quando a empresa decidiu se desfazer de várias subsidiárias, vendendo e abrindo capital destas.

Apesar da venda, a Spirit continuou a fabricar a fuselagem do 737 e dezenas de outras partes importantes para projetos da empresa. Porém, nos últimos anos, é notória a queda na qualidade da fornecedora, principalmente com falta de qualidade nos componentes da família 737.

Os problemas ficaram expostos ao público no inicio deste ano quando um jato 737 MAX 9 da Alaska Airlines perdeu uma porta em voo que, ao que tudo indica, foi culpa parcial da Spirit, que não instalou os parafusos adequados, e da Boeing, que não verificou e nem reinstalou os outros parafusos.

Nesta sexta-feira, o The Wall Street Journal apurou que a Boeing já conversa com a Spirit para comprar a empresa. Posteriormente, a empresa confirmou que “iniciou discussões iniciais para fazer que a Spirit seja parte da Boeing novamente”, mas ressaltou que não é garantia que o negócio ocorra.

A fornecedora já entrou em contato com bancos e instituições financeiras para levantar uma proposta justa de venda. É também analisado que a divisão europeia da Spirit, que fica na Escócia e fabrica peças principalmente para a Airbus, seja desmembrada e vendida separadamente.

Além das gigantes Airbus e Boeing, a Spirit também fornece componentes essenciais para a Bombardier do Canadá, além das americanas de defesa Bell, Lockheed/Sikorsky e Northrop Grumman.

Hoje a Spirit tem uma valuation (valor de mercado) de $3,3 bilhões de dólares, e com a notícia de possível compra da Boeing as ações da fornecedora bateram alta de 16% nesta sexta-feira.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias