Bonitas cenas mostram a passagem do Boeing 787 da Etihad com a Al Fursan sobre a F1 em Abu Dhabi

O momento da passagem sobre o circuito, em cena do vídeo apresentado abaixo

No último domingo, 26 de novembro, a companhia aérea Etihad Airways, baseada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, subiu aos céus para uma bonita passagem diretamente acima do Circuito Yas Marina, para marcar o início do Grande Prêmio de Fórmula 1 Etihad Airways Abu Dhabi 2023.

O Boeing 787-10 Dreamliner de matrícula A6-BMH, conhecido como “Greenliner” por ter pintura verde em função do programa de teste de novas tecnologias sustentáveis, passou sobre a pista a uma altitude de 600 pés (183 metros), exatamente às 16 horas 44 minutos e 55 segundo. A aeronave foi seguida pela equipe de demonstrações acrobáticas dos Emirados Árabes Unidos, a Al Fursan, com sete aeronaves representando os sete emirados dos Emirados Árabes Unidos.

Al Fursan fez formação em V logo atrás do Dreamliner, com trilhas nas cores vermelha, verde e preta da bandeira dos Emirados Árabes Unidos, como pode ser visto novamente nas bonitas cenas do vídeo a seguir:

A trajetória completa do voo – Imagem: RadarBox
O momento do início da passagem sobre o circuito – Imagem: RadarBox

A passagem aérea deste ano foi particularmente especial porque coincide com o 20º aniversário da companhia aérea. O voo foi operado por quatro dos pilotos mais experientes da Etihad, incluindo o comandante Driss Moussaoui, que também comemora 20 anos de voo pela Etihad neste mês.

O piloto em comando do voo foi o comandante Abdullah Saleh, apoiado pelo comandante Mohammed al Tamimi no assento direito, ambos os pilotos comemorando 18 anos de serviço na Etihad.

Enquanto o comandante Driss supervisionava a comunicação tanto com o Controle de Tráfego Aéreo quanto com a equipe Al Fursan, era responsabilidade do comandante Mimmo Catalano, que é piloto da Etihad há 19 anos, controlar o tempo preciso da aeronave cruzando o grid de largada. O tempo deve ser preciso, pois a passagem aérea ocorre no momento exato em que termina o hino nacional dos Emirados Árabes Unidos, poucos momentos antes do início da corrida.

O brasileiro Antonoaldo Neves, CEO da Etihad, comentou:

“Este ano, recebemos mais convidados internacionais do que nunca neste incrível evento em Abu Dhabi. O sobrevoo é uma tradição apreciada pelos fãs no solo e assistida por milhões de pessoas em todo o mundo e é uma abertura espetacular para a corrida.

A corrida deste ano é particularmente emocionante, pois coincide com a comemoração dos 20 anos de voo da Etihad, bem como com a inauguração de nossa nova casa, o Terminal A do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi.

Nossos talentosos pilotos que operaram o voo de hoje acumularam quase vinte anos de voo com a Etihad cada um, representando a paixão e dedicação de toda a nossa comunidade de pilotos.”

Os visitantes internacionais do Grande Prêmio de Fórmula 1 da Etihad Airways Abu Dhabi estavam entre os primeiros passageiros do mundo a chegar ao novo Terminal A do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi, inaugurado no início deste mês.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias