Brasília é o local da nova missão do dirigível ADB-3-3 da Airship do Brasil

A equipe da empresa na recente ida do dirigível a São Paulo – Imagem: Airship do Brasil

Segundo informado ontem, 31 de agosto, pela Airship do Brasil, a capital federal, Brasília, é o local da nova missão do seu dirigível ADB-3-3, que ficou bastante conhecido nos últimos meses ao voar por algumas cidades do estado de São Paulo como um outdoor publicitário gigante, com a marca da Braspress, uma das maiores empresas de logística do Brasil.

A informação sobre a ida a Brasília foi dada através das redes sociais da empresa, indicando que o equipamento partiria de sua base em São Carlos (SP) e faria uma parada em Uberlândia, Minas Gerais, para pernoite entre ontem e esta sexta-feira, antes de seguir viagem ao destino.

Vale ressaltar que, já há algumas semanas, a aeronave, de matrícula PR-ZAD, tem em um de seus lados um grande banner alusivo às celebrações dos 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont.

O ADB-3-3 é um dirigível de envelope não rígido (“Blimp”) derivado de um projeto norte americano (modelo 138S) que foi adquirido pela Airship do Brasil e transferido para a empresa em 2018. A aeronave opera com um motor e um envelope de 3.908 m3 (138.000 cu.ft) e possui capacidade de seis assentos.

Uma modernização do projeto, o ADB-3-3 atende as recomendações da autoridade dos transportes dos Estados Unidos, o NTSB, e possui Certificação de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), conquistada no final do ano passado. As intervenções incluíram a eliminação de todos os equipamentos e materiais desatualizados, o que levou o dirigível ao estado da arte no que diz respeito a sistemas aviônicos.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias