Bristow assina contrato para comprar até 80 aeronaves VoloCity da Volocopter

Aeronave eVTOL VoloCity – Imagem: Volocopter

O Bristow Group, sediado nos Estados Unidos e focado em soluções de voo vertical inovadoras e sustentáveis, e a Volocopter, fabricante alemã especializada em mobilidade aérea urbana (UAM), informaram ontem, 7 de setembro, que assinaram um acordo para explorar e desenvolver serviços de passageiros e carga para aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL) nos EUA e no Reino Unido.

Como parte desta colaboração, o Grupo Bristow fez um pedido firme de duas aeronaves VoloCity da empresa europeia, a serem entregues após a certificação, com opção de compra de mais 78 unidades no futuro.

Além disso, ambas as partes iniciarão uma cooperação imediata para construir um ecossistema UAM que inclua discussões regulatórias, exploração de infraestrutura e construção de parcerias locais.

O acordo de desenvolvimento conjunto cobre a exploração de serviços comerciais, operacionais e de manutenção de aeronaves eVTOL, incluindo a adaptação da VoloIQ, plataforma digital proprietária da Volocopter, para garantir a eficiência das operações futuras da Bristow.

Segundo comunicam as empresas, esta colaboração traz consigo uma riqueza de experiência em aviação, em função das confiáveis ​​operações de voo vertical da Bristow e uma rede de serviços global existente, bem como o desenvolvimento dedicado e a certificação da Volocopter de uma aeronave eVTOL segura, silenciosa e sustentável.

O eVTOL é um segmento da aviação elétrica em rápido crescimento. Sem emissões durante o voo e com uma assinatura de ruído ultrabaixa, a adição do VoloCity à frota operacional da Bristow abre portas para novas rotas e oportunidades de serviços em ambientes urbanos.

A Volocopter espera receber a certificação final da Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) em 2024, enquanto a certificação simultânea da Administração Federal de Aviação (FAA) deverá permitir à empresa iniciar serviços comerciais nos EUA logo depois.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias