Câmera de segurança filma avião capotando na pista e explodindo; todos se salvaram

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que uma aeronave Fokker 50 da Jubba Airways capotou ao pousar no aeroporto da capital da Somália na semana passada. Em 18 de julho, o avião de registro 5Y-JXN fazia um voo de Baidoa para Mogadíscio com 36 pessoas a bordo e, apesar da violência do impacto e do fogo, todos sobreviveram.

O bimotor turboélice capotou ao pousar na pista 05 de Mogadíscio, terminado de cabeça para baixo e deixando a asa esquerda para trás na pista e parte da asa direita rompida. Como os tanques de combustível ficam nas asas, houve eclosão de chamas, mas os ocupantes conseguiram sair sem ferimentos.

Em nota, a Jubba Airways confirmou que sua aeronave 5Y-JXN sofreu um acidente ao pousar em Mogadíscio por volta das 11h30 locais (08h30Z), e que todos os ocupantes conseguiram evacuar com segurança. A Autoridade de Aviação Civil da Somália informou que uma investigação foi aberta.

Este foi o segundo acidente com esse modelo de aeronave na África em poucos dias, já que no sábado, 16 de julho, outro Fokker 50 teve problemas quando pousou em Rubkona, no norte do Sudão do Sul. Apesar da coincidência, não há relação entre os dois casos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Sky colocará avião de 238 assentos em voos do Chile para...

0
A chilena Sky aposta alto em Florianópolis e agora terá na capital catarinense voos com o seu maior avião, que leva até 238 passageiros.