Início Indústria Aeronáutica

Chega à etapa de testes no solo e em voo o primeiro exemplar da nova versão SSJ-NEW do russo Superjet

Imagem: United Aircraft Corporation

A United Aircraft Corporation (UAC), do conglomerado russo de defesa estatal Rostec, informou nesta quarta-feira, 14 de junho, que o primeiro protótipo do SSJ-NEW, montado no Centro de Produção da Irkut Corporation em Komsomolsk-on-Amur, foi transferido para a estação de teste de voo.

O SSJ-NEW é a nova versão do Sukhoi Superjet 100 (SSJ100). Trata-se da variante ‘russificada’ do avião, que terá asas em material composto, aviônicos e motor PD-8 desenvolvidos todos no próprio país, para não depender de tecnologia e materiais estrangeiros.

Imagem: United Aircraft Corporation

Os especialistas da empresa iniciaram um complexo de testes de solo dos novos sistemas, já tendo ocorrido o primeiro reabastecimento da aeronave. Após o primeiro voo, a aeronave será apresentada aos especialistas da agência reguladora da aviação russa, a Rosaviatsia, para testes de certificação, após os quais os sistemas, alguns ainda importados, serão aprovados para uso a bordo do SSJ-NEW. Isso permitirá o início da produção em série e operação comercial da aeronave, até que os sistemas domésticos russos estejam prontos e certificados.

“A realização de testes de solo é um passo importante na preparação para o primeiro voo do SSJ-NEW. Dentro de algumas semanas, testaremos a operação de todos os novos sistemas da aeronave no solo para garantir sua operação correta no ar. A segurança é uma das principais prioridades na criação de uma nova modificação de uma aeronave civil”, disse Andrey Boginsky, vice-diretor geral da UAC para aviação civil e diretor geral da Irkut Corporation.

Sair da versão mobile