Chegou ao Brasil o último dos 3 aviões dos Emirados Árabes, trazendo mais de 55 mil itens de higiene para o RS

Avião Boeing 777F Emirates SkyCargo
Boeing 777F da Emirates SkyCargo – Imagem: dxme / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O último dos três aviões anunciados que trariam ajuda humanitária dos Emirados Árabes Unidos e da comunidade brasileira naquele país para o Rio Grande do Sul decolou na última quinta-feira, 23 de maio, em direção ao Brasil.

A bordo do jato da Emirates SkyCargo, mais de 55 mil itens de higiene, cobertores e material de primeira necessidade. Os donativos foram embalados por quase 300 voluntários da comunidade brasileira que se reuniram para fazer a coleta, triagem e embalagem das doações.

A ação contou com o apoio da Embaixada do Brasil e do Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, sob organização do Conselho de Cidadãos Brasileiros nos Emirados Árabes Unidos.

Um dos kits de higiene, com xampu, hidratante corporal, sabonete, entre outros, registra uma mensagem de carinho e solidariedade à pessoa que irá receber no Rio Grande do Sul. “Esse pequeno kit saiu de corações brasileiros de Dubai especialmente para você. Estamos longe, porém juntos. Você não está sozinho“, diz o texto.

O Brasil já recebeu dezenas de toneladas de donativos enviados do exterior, por governos estrangeiros e/ou por grupos de solidariedade espontaneamente formados no exterior, por cidadãos locais, brasileiros residentes, ONGs e instituições diversas, com apoio da rede de embaixadas e consulados do Brasil.

As doações seguem para o Rio Grande do Sul após trâmite aduaneiro facilitado, graças à iniciativa Receita Via Rápida, da Secretaria da Receita Federal, para agilizar o recebimento de doações vindas do exterior.

O primeiro avião com ajuda humanitária dos Emirados Árabes Unidos e da comunidade brasileira chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no último sábado, 18 de maio. Na primeira leva, foram 64 toneladas de carga, com 500 geradores, 10 mil pacotes com redes de proteção contra mosquitos, 10 toneladas de produtos para higiene, 10 mil cobertores e 5 mil lâmpadas solares.

Na noite da última terça-feira, 21 de maio, pousou no mesmo aeroporto o segundo dos três voos, com 69 toneladas de carga. O envio contou com 500 geradores elétricos, 10 mil cobertores, 5.200 luminárias solares, 3 mil colchonetes e 200 camas dobráveis, além de sete toneladas de alimentos.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Mesmo com uma granada na mala, passageiro conseguiu embarcar em avião...

0
Um passageiro foi preso nesta segunda-feira (09) no Aeroporto Internacional de LaGuardia, em Nova York, em posse de uma granada de mão.