Chilena SKY Airline se une ao programa IATA CO2 Connect

Imagem: Floripa Airport / Zurich Airport Brasil

A SKY Airline se tornou um novo contribuinte de dados para a calculadora de emissões de CO2, na sequência de um acordo assinado com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) durante a conferência Wings of Change, realizada de 10 a 11 de abril em Santiago, Chile.

O vice-presidente regional da IATA para as Américas Peter Cerdá disse que “os viajantes querem tomar decisões informadas sobre sua pegada de CO2, e a IATA quer contribuir com seu calculador de Conexão de CO2 para calcular as emissões de CO2 com base em dados operacionais. Congratulamo-nos com o fato de a SKY Airline se juntar a esta iniciativa. Esta decisão sublinha a importância do objetivo da indústria de alcançar coerência e harmonização neste domínio.”

Por sua vez, Holger Paulmann, CEO da SKY Airline, afirmou que “na SKY, estabelecemos o objetivo de alcançar a neutralidade do carbono até 2050 e queremos contribuir para reduzir a pegada ambiental do setor. Acreditamos que os passageiros têm o direito de tomar decisões de compra com informação real sobre as emissões de CO2 das suas viagens e é por isso que nos orgulhamos de aderir à iniciativa IATA CO2 Connect, fornecendo dados sobre os nossos voos operados pela frota de aeronaves mais eficiente da região.”

A IATA lançou o CO2 Connect em junho de 2022, com o objetivo de utilizar dados de companhias aéreas membros, como o consumo de combustível, o embarque e os fatores de ocupação, para fornecer cálculos de elevada qualidade das emissões de CO2 por voo de passageiros.

Juntamente com dados da IATA e do mercado de dados abertos, o CO2 Connect calcula as emissões de CO2 de 74 tipos de aeronaves, que representam cerca de 98% da frota global de passageiros operacionais, e examina os dados de tráfego de 881 operadores aéreos, que representam cerca de 93% do tráfego aéreo global.

Os cálculos de dados do CO2 Connect estão disponíveis aos parceiros do setor através de uma API ou ficheiro simples, bem como através de canais de vendas de companhias aéreas e de empresas de gestão de viagens.

Enquanto isso, o IATA CO2 Connect continua a evoluir. Há alguns meses, lançou um instrumento para informar as empresas sobre as emissões de CO2 das viagens de negócios e, juntamente com os seus membros, está a explorar novas características para agregar cada vez mais valor às companhias aéreas.

Está igualmente a ser desenvolvida uma calculadora de carga, que será divulgada este ano, para permitir que os carregadores e transitários acessem dados precisos sobre as emissões de CO2 provenientes de dados reais sobre as companhias aéreas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias