Com 13 toneladas, nova versão do maior helicóptero chinês voa pela primeira vez

O helicóptero civil AC313A, desenvolvido independentemente pela China, realizou com sucesso seu voo inaugural na terça-feira (17), anunciou a Aviation Industry Corporation of China (AVIC), a principal fabricante de aeronaves do país. A máquina de 13 toneladas fez sua primeira decolagem em um aeroporto em Jingdezhen, Província de Jiangxi, no leste da China, marcando um grande passo no desenvolvimento do sistema de resgate aéreo de emergência do país.

Como relata a agência estatal de notícias Xinhua, o trabalho de desenvolvimento do AC313A entrará agora na fase de teste de voo após o voo inaugural, de acordo com o desenvolvedor. Espera-se que receba a certificação durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025) e depois entre no mercado para servir aos clientes.

O AC313A é um importante modelo de veículo aéreo que foi especialmente desenvolvido para atender às demandas do país nas missões de resgate aéreo. Espera-se que a aeronave ajude o país a fortalecer o sistema nacional e as capacidades de resgate aéreo emergencial, de acordo com a AVIC.

Sendo uma atualização do AC313, o AC313A é um helicóptero civil de grande porte com novos motores, um sistema de transmissão atualizado e várias outras otimizações tecnológicas em sistemas como a aviônica e o controle de voo, informou a AVIC. Este novo modelo de helicóptero também possui o sistema de monitoramento de saúde e uso (HUMS), bem como instalações de proteção e degelo do rotor para melhorar seu desempenho e segurança.

O AC313A pode transportar até 28 pessoas, com o peso máximo de decolagem de 13,8 toneladas com cargas externas e também pode carregar até cinco toneladas de água para missões de combate a incêndios. Capaz de operar tanto em voo visual como por instrumentos, o AC313A pode atuar em vários terrenos e condições climáticas complicadas, tais como planaltos elevados e temperaturas extremas.

O AC313A pode trabalhar com várias instalações para missões de resgate emergencial. Isto lhe permite realizar várias missões em todo o país, como entrega de suprimentos, combate a incêndios florestais e urbanos, levantamento de grandes equipamentos, prevenção e alívio de desastres, resgate médico, aplicação da lei, resgate e busca marítima, transporte para plataforma petrolífera offshore, entre outros, segundo o desenvolvedor.

Fotos: AVIC

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Momento em que Airbus A319 toca a pista no Aeroporto de...

0
O A319 chegou a tocar na pista 35L com as rodas do trem de pouso principal, mas o toque ocorreu além da zona ideal, indicada pelas marcas