A Kraus Hamdani Aerospace (KHA), uma empresa de pequeno porte da Califórnia, estabeleceu recentemente um recorde de voo de resistência para pequenos veículos aéreos não tripulados (UAVs). O UAV solar chamado K1000 Ultra-Long Endurance (ULE) conseguiu ficar no ar por 75 horas e 53 minutos, quase o dobro do recorde anterior.
Em 2 de agosto, o K1000 ULE completou com sucesso seu voo no campo de teste Pendleton UAS, no Oregon, tendo enfrentado condições atmosféricas variadas, incluindo chuva, nuvens, ventos fortes e temperaturas ambientes diferentes.
Uma das principais vantagens desses UAVs totalmente elétricos são seus painéis solares, que os tornam capazes de fornecer vigilância persistente e retransmissão de sinal com autonomia de voo de longa duração.
A façanha é ainda maior se considerado o recorde anterior de 36 horas e 17 minutos, obtido pelo Stalker VXE da Lockheed Martin, mas que usou um tanque de combustível alocado à asa para atingir tal resistência.
A abordagem solar elétrica da KHA evita combustível consumível e oferece o que é chamado de “voo perpétuo” equivalente a um satélite em órbita, porém com um custo substancialmente menor. Essas novas habilidades de vigilância e resistência dos UAVs da KHA estão gerando oportunidades de exploração em vários campos, como resposta a desastres, conservação, agricultura e exploração de petróleo e gás.