Com a Aena como anfitriã, líderes da indústria aeroportuária global estão reunidos em Barcelona nesta semana

Aeroporto de Barcelona – Imagem ilustrativa – Fonte: Matt Kieffer / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Unindo forças para combinar seu Congresso Anual e Assembleias Gerais e criar o evento mais significativo do calendário do setor, o Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International – ACI World) e sua divisão regional europeia ACI EUROPE estão reunindo líderes da indústria aeroportuária global em Barcelona nesta semana.

O evento ACI EUROPE / ACI WORLD “WAGA” (World Annual General Assembly, Conference and Exhibition, ou Assembleia Geral Anual, Conferência e Exposição Mundial), de 26 a 28 de junho, é organizado pelo operador aeroportuário espanhol Aena, um dos principais operadores mundiais, que gere 46 aeroportos e 2 heliportos na Espanha, bem como outros aeroportos no Reino Unido, Brasil e México.

Com executivos de alto escalão, formuladores de políticas, reguladores, parceiros de negócios, analistas e inovadores na cidade catalã, o palco está montado para os dados e análises mais recentes, à medida que a indústria busca ir além de sua reconstrução e entrar em um ambiente totalmente sustentável e futuro digitalizado para conectividade aérea global e regional, colocando os passageiros ao centro do processo.

Os destaques incluem:

– Programa de conferência de ponta com mais de 50 palestrantes;

– Keynote “State of the Industry” abordando o lançamento dos dados e projeções mais recentes do setor;

– Análise política e regulatória;

– O desafio da sustentabilidade sob as perspectivas operacional, financeira e social;

– Prêmios e reconhecimentos que honram e demonstram a excelência da indústria, incluindo o ACI World-Amadeus Technology Innovation Awards e o ACI EUROPE Best Airport Awards.

O brasileiro Luis Felipe de Oliveira, Diretor Geral do ACI World, comentou que, à medida que as partes interessadas da aviação se reúnem em Barcelona para o mais importante encontro global de líderes aeroportuários, a indústria continua a mudar à medida que as prioridades mudam e novas tecnologias se tornam disponíveis, no entanto, os aeroportos continuam sendo os principais líderes da mudança em todo o setor: desde a descarbonização, a transformação em centros de energia e a excelência na experiência do cliente até a revolução das soluções de inteligência de negócios.

Este evento apresenta uma oportunidade mundial para identificar coletivamente quais aeroportos os governos e reguladores devem priorizar para um ecossistema de aviação sustentável que atenda consistentemente viajantes e comunidades. Com a duplicação de passageiros nos próximos 20 anos, a colaboração entre as partes interessadas da aviação é mais crucial do que nunca para atingir nossas metas globais da indústria. Somos tão fortes quanto estamos unidos”, disse Oliveira.

Olivier Jankovec, Diretor Geral do ACI EUROPE, afirmou que a reinvenção dos aeroportos não é mais assunto de imaginações futuras – já está em andamento, e mesmo enquanto o setor ainda se esforça para encontrar equilíbrio econômico e paridade regulatória e ver mudanças sistêmicas nos modelos operacionais, essa é a mudança que está sendo adotada e impulsionada.

Desde nosso trabalho inovador de ação climática com o Airport Carbon Accreditation até parcerias com operadores de vertiportos, desde análises econômicas e contribuições de especialistas para a elaboração de políticas, até projetos em parceria com inovadores digitais, estamos moldando o futuro da aviação sustentável diariamente. Nosso evento em Barcelona levará essa ambição a novos patamares”, completou Jankovec.

O vice-presidente executivo da Aena, Javier Marín, disse:

A aviação é uma indústria que, ao longo de sua história, demonstrou grande resiliência – seja na superação de adversidades, na adoção de desenvolvimentos tecnológicos ou na ascensão para atender a um imperativo como a sustentabilidade ambiental. O futuro da aviação é brilhante – e continuaremos a ser a base de nosso futuro conectado e sustentável.

É um privilégio e uma honra para a Aena receber a indústria aeroportuária global, suas partes interessadas, formuladores de políticas e parceiros nesta magnífica cidade de Barcelona.

A jornada de recuperação da Aena da pandemia tem sido forte, e nosso compromisso em oferecer os mais altos padrões de experiência do passageiro, combinados com inovação e digitalização, serão as marcas do futuro. Estamos muito satisfeitos em receber nossos colegas enquanto levamos essas discussões adiante.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

AGU confirma exclusão da União de processo envolvendo massa falida da...

0
Foi demonstrado que controvérsia sobre falhas no pagamento de benefícios envolve apenas a antiga empresa aérea e o instituto Aerus.