Escola francesa de Ensaios em Voo veio ao Brasil voar com o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV)

Imagem: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa hoje que o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), recebeu, entre os dias 5 e 16 de junho a Escola Francesa de Ensaios em Voo (EPNER – École du Personnel Navigant d’Essais et de Réceptio), que visitou, particularmente, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).

A visita faz parte de um acordo bilateral entre Brasil e França, no qual pilotos, engenheiros, alunos e instrutores realizam intercâmbios entre países com o intuito de trocar experiências e atualizar o conhecimento referente à atividade de ensaios em voo.

O objetivo específico do comparecimento ao Instituto foi a realização do trabalho final de conclusão de curso de seus alunos, que se constituiu na avaliação de uma aeronave nunca voada anteriormente. Realizada na aeronave Embraer Phenom U-100 do IPEV, durante seis horas de voo, os alunos estrangeiros executaram manobras e avaliações sob a supervisão dos pilotos e engenheiros brasileiros.

Imagem: Força Aérea Brasileira

“O intercâmbio entre as escolas tem grande importância para a formação dos alunos de ensaios em voo, uma vez que estes são avaliados por instrutores de outros países”, disse o Chefe da Escola de Formação de Ensaios em Voo, Tenente-Coronel Aviador Alexandre Cantaluppi Silvestri de Freitas.

Em complemento, foram realizadas avaliações secundárias nas aeronaves C-95 Bandeirante do IPEV e aeronaves externas C-98 Caravan e IU-50 Legacy, com o apoio respectivamente da Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) e do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Tornado deixa grande rastro de destruição em hangares e aeronaves ao...

0
O tornado chegou ao campo aéreo e, embora não tenha atingido o terminal de passageiros, afetou diretamente vários edifícios da aviação geral.