Com a Embraer, Honeywell celebra a 1ª vez que um de seus motores de jatos executivos opera com SAF 100%

Imagem: Embraer

Como visto no último domingo, 15 de outubro, a Embraer anunciou que testou com sucesso seus jatos executivos Phenom 300E e o Praetor 600 com combustível de aviação 100% sustentável (SAF 100%, na sigla em inglês).

Diante disso, a fabricante Honeywell de motores destaca que seu motor turbofan HTF7500, que impulsiona a aeronave Praetor 600, também registra um marco importante, pois é a primeira vez que SAF 100% é utilizado em motores de jato executivo da empresa.

O teste, com um motor utilizando SAF 100% e outro usando combustível de aviação tradicional, foi realizado nas instalações da Embraer em Melbourne, na Flórida (EUA), e forneceu novos dados sobre o desempenho do motor ao utilizar uma formulação SAF 100%.

Ele demonstrou com sucesso que o motor HTF7500 funcionando com SAF 100% teve um desempenho tão perfeito quanto quando funcionava com combustível de aviação tradicional.

“Temos o prazer de criar um futuro mais sustentável para a aviação com líderes do setor como a Embraer”, disse Dave Marinick, presidente de Motores e Sistemas de Potência da Honeywell Aerospace. “Este marco de testes com nosso motor demonstra a viabilidade do SAF para a Embraer e para a indústria de aviação em geral, à medida que trabalham para cumprir os compromissos de redução de carbono. Além disso, à medida que desenvolvemos soluções SAF, usaremos essas inovações em nossos próprios motores e APUs.”

O motor HTF7500 da Honeywell alimenta os modelos de aeronaves Embraer Praetor 600 e Praetor 500. Segundo a fabricante norte-americana, seu motor traz uma combinação da melhor confiabilidade de despacho da categoria e um foco incansável na redução de ruído e na melhoria da eficiência de combustível.

Além disso, a Honeywell destaca que é líder global em SAF e oferece um conjunto de tecnologias para criar combustíveis com emissões reduzidas ou nulas. Mais de 40 licenças Honeywell Ecofining foram emitidas até o momento para produzir SAF, e cerca de 60% do investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos da Honeywell em 2022 foi direcionado para resultados orientados a ESG.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias