Com donos russos, fabricante de aviões LET fala de sua situação em meio à guerra na Ucrânia

LET L-410 NG – Imagem: Julian Herzog / CC BY 4.0, via Wikimedia Commons

A fabricante tcheca LET Aircraft Industries, cujo avião bimotor turboélice L-410 é bastante conhecido no mercado aéreo regional no mundo todo, emitiu um comunicado nesta semana para fornecer ao mercado e a seus clientes informações sobre sua situação em meio à guerra na Ucrânia.

Veja a seguir o que disse a fabricante.

Declaração sobre a Situação Atual

A situação atual na Ucrânia é uma tragédia para ambas as nações, como organização não podemos apoiar tais atos de agressão. Eles são totalmente contra nossos valores e cultura. 

A Aircraft Industries é uma fábrica com mais de 80 anos de tradição na fabricação de aeronaves. Durante esse tempo, nossa empresa mudou de mãos várias vezes. Atualmente, somos uma organização de propriedade russa (outra que não a dos relatos da mídia) e esse fato provavelmente mudará muito para nós como empresa, mas nós mesmos não sabemos quais serão as consequências e, portanto, ainda não podemos responder às perguntas que nos estão sendo feitas.

Somos e sempre fomos uma organização multicultural, com quase mil funcionários, composta por indivíduos não só da República Checa, mas também da Eslováquia, Ucrânia, Bielorrússia e Rússia. Cooperamos e trabalhamos em parceria, somos colegas, somos amigos e não manifestamos nenhum apoio à invasão da Ucrânia.

A nossa prioridade é preservar a produção do L-410 e continuar a contribuir para o nosso patrimônio, assim como a preservação dos postos de trabalho de quase mil colaboradores. Também trabalharemos para minimizar o impacto em outras empresas tchecas e seus colaboradores com quem trabalhamos na produção.

Estamos orgulhosos de poder produzir a aeronave civil L-410, que foi usada ativamente durante a pandemia na República Tcheca, Guiana Francesa, Colômbia, Nepal, Eslovênia, Maurício e muitos outros lugares ao redor do mundo. O L-410 também serviu na prestação de assistência humanitária na África e forneceu transporte para muitos em áreas de difícil acesso ao redor do mundo.

Os últimos dois anos em todo o mundo afetados pela pandemia da COVID-19 foram muito difíceis para nós, fabricantes de aeronaves, e tiveram um enorme impacto na demanda por novas aeronaves. Estamos em uma busca intensiva de novos clientes nos mercados ocidentais e asiáticos, o que é um processo de negócios de longo prazo e depende em grande parte da confiança no produto, da base da fábrica tcheca e das habilidades de técnicos e especialistas de toda República Tcheca.

Esta declaração foi emitida para assegurar ao público que estamos do lado da democracia e da paz, independentemente da nacionalidade do proprietário.”

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias