Com falha na decolagem, Airbus A321 da Latam é levado de volta ao pátio em Fortaleza

Um Airbus A321 foi levado de volta ao pátio após uma falha seguida de rejeição de decolagem no último sábado, 28 de maio, no aeroporto de Fortaleza (CE).

Segundo reporta o The Aviation Herald, a aeronave envolvida no incidente foi a registrada sob a matrícula PT-MXA, operada pela Latam Brasil, que apresentou uma falha em um de seus motores durante a corrida de decolagem, levando os pilotos a rejeitarem a partida.

Dados das plataformas de rastreamento online mostram que o jato decolava por volta das 15h00, a partir da cabeceira 13, e havia atingido velocidade de pouco mais de 90 nós (166 km/h) quando foi iniciado o procedimento de rejeição.

Com o A321 ainda em velocidade relativamente baixa em relação à necessária para a saída do solo, os pilotos puderam desacelerá-lo e taxiá-lo para fora da pista já na primeira saída à direita disponível.

O momento em que o A321 saía da pista após a decolagem rejeitada – Imagem: FlightRadar24

Os passageiros foram desembarcados e outro Airbus A321, de matrícula PT-XPG, partiu de Fortaleza após cerca de 6 horas, por volta das 21h10, para completar o voo LA-3864 com destino ao Rio de Janeiro-Galeão.

O avião que apresentou a falha de motor voltou a decolar na manhã do dia seguinte, 29 de maio, por volta das 08h30, com destino a Brasília, onde permaneceu até a noite da segunda-feira, 30, quando voou para Guarulhos.

Por fim, na terça-feira, 31, o jato foi levado de Guarulhos para o Centro de Manutenção da Latam em São Carlos (SP), mas não é possível afirmar se é relacionado ao problema de motor ou a uma manutenção programada.

O AEROIN solicitou mais informações da Latam sobre essa ocorrência e trará atualização após o posicionamento da companhia.

Atualização: em nota, a empresa aérea descreve o seguinte:

A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave que faria o voo LA3864 (Fortaleza – Rio de Janeiro/Galeão) que decolaria às 14h20 deste sábado (28) interrompeu seu procedimento de decolagem ainda em solo, em completa segurança, e retornou para a posição de estacionamento para passar por uma manutenção corretiva. O voo foi reprogramado para o próprio sábado (28) às 21h05 e pousou no destino final à 0h04 de domingo (29).

A companhia ressalta que prestou assistência aos passageiros e reitera que a segurança é um valor imprescindível e, sobretudo, todas as suas decisões visam a garantir uma operação segura.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias