Operação de fiscalização da ANAC e Polícia Civil interdita 15 aeronaves

Imagem: ANAC

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) participou nos últimos dias 24, 25 e 26 de maio de 2022 da Operação Divisas Integradas VI, coordenada pela Polícia Civil de São Paulo, em cooperação com entidades policiais e órgão de controle dos estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

A ANAC atuou na fiscalização de operações da aviação geral visando combater o transporte aéreo clandestino (TACA) e a manutenção clandestina em aeronaves (MACA). Ao todo, 64 aeronaves foram fiscalizadas nos três dias de operação.

Foram mobilizados 12 servidores da ANAC para as ações fiscais nas cidades paulistas de Bebedouro, Tupã, Avaré, Barretos, Batatais, Presidente Venceslau, Lençóis Paulista, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e na cidade paranaense de Andirá.

O saldo da operação resultou na interdição/suspensão de 15 aviões. Foram, ainda, vistoriadas nove entidades, sendo uma interditada por descumprimento das regras do setor, e onze profissionais da aviação inspecionados.

Entre as infrações identificadas pela Agência estão a execução de serviços de manutenção por pessoas ou entidades não habilitadas ou autorizadas, a operação de aeronave sem marcas de nacionalidade e ainda a operação de aeronaves com matrícula destruída ou ocultada.

Operação Divisas Integradas

A Operação Divisas Integradas tem como objetivo reforçar as atividades de combate a crimes ambientais que impactam o agronegócio, além da preservação da ordem pública e da segurança da população. As ações são planejadas pelos órgãos de segurança dos estados participantes com auxílio de instituições federais como a ANAC e a Receita Federal.

Informações da ANAC

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias