Com governo bloqueando fusão com a JetBlue, Spirit inicia redução de quadro

Foto – DepositPhotos

A Spirit Airlines está tomando medidas proativas para enfrentar os desafios financeiros que está enfrentando, começando a oferecer programas de aposentadoria voluntária a um grupo de seus funcionários.

Essa ação é uma resposta às pressões financeiras enfrentadas pela companhia aérea de baixo custo, principalmente atribuídas à fraca demanda na baixa temporada, agravada por interrupções operacionais relacionadas às inspeções nos motores de suas aeronaves, segundo informa o portal parceiro Aviacionline.

Recentemente, a companhia aérea teve que manter em solo mais de duas dezenas de aeronaves da família Airbus A320neo para realizar inspeções em seus motores GTF, fabricados pela Pratt & Whitney.

Em um memorando interno, o CEO da Spirit, Ted Christie, reconheceu a resistência e dedicação demonstradas pelos funcionários nos últimos meses. No entanto, ele enfatizou a necessidade imperativa de retornar à lucratividade, o que exige tomar uma série de decisões difíceis.

“Agora, estamos dando o próximo passo: implementar um programa de aposentadoria voluntária para alguns membros da Spirit Airlines”, escreveu Christie no memorando. Este programa, semelhante ao implementado durante o auge da pandemia de Covid, tem como objetivo ajustar o tamanho da organização às atuais restrições de frota e demanda.

Christie mencionou que a empresa já implementou medidas de redução de custos, como a suspensão da formação de novos pilotos e tripulação de cabine de passageiros. Além disso, decidiram restringir os pagamentos referentes às despesas da tripulação e ajustar a rede de destinos, incluindo a suspensão de todas as operações no Aeroporto Internacional de Denver.

A Spirit está em processo de fusão com a JetBlue, algo que o governo dos Estados Unidos está analisando. O acordo, próximo a US$3,8 bilhões de dólares, está bloqueado desde março. JetBlue e Spirit afirmam que precisam se fundir para se manterem competitivas com as quatro grandes companhias aéreas dos Estados Unidos.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias