Em novo atentado contra vidas, veja a queda de objeto na pista do Aeroporto de Guarulhos em pouso de A320

Cena de um dos vídeos apresentados abaixo – Imagem: SBGR Live

Mais uma ação irresponsável e criminosa colocou em risco a segurança de voo e atentou contra as vidas de tripulantes e dezenas de passageiros neste domingo, 3 de dezembro, no mais movimentado terminal aeroportuário do Brasil, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP).

Conforme os vídeos a seguir, captados pelas câmeras ao vivo dos canais “Golf Oscar Romeo” e “SBGR Live” no YouTube, um grande balão com uma faixa pendurada caiu em uma das pistas do GRU Airport exatamente quando um Airbus A320neo pousava:

Como visto nas cenas acima, a aeronave da Azul Linhas Aéreas chegou ao Aeroporto de Guarulhos no voo 4496, proveniente de Porto Alegre (RS), que aterrissou às 11h55 deste domingo pela cabeceira 28L.

Felizmente, o balão caiu e permaneceu na lateral da pista, sendo possível aos pilotos completarem a desaceleração do A320neo em segurança, sem colisão com o objeto.

Vale ressaltar, mais uma vez, que a soltura dos balões de ar quente não tripulados, realizada por baloeiros, é considerado um crime ambiental, pois pode causar grandes incêndios. Além disso, coloca em risco a segurança de voo, pois uma colisão com uma aeronave pode causar, na mais grave consequência, um acidente aéreo.

A colisão com um balão deste porte pode resultar em danos a sensores de coletas de dados fundamentais ao voo, perda de controle por danos às superfícies móveis ou perda de potência por ingestão pelos motores.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

ANAC quer saber o que a sociedade tem a dizer sobre...

0
A ANAC realizará uma sessão pública presencial para ouvir a sociedade e todos os interessados na discussão das regras gerais para o