Com o 14-Bis e o Embraer 190, FAB e Correios lançam selo pelos 150 anos do nascimento de Santos Dumont

O selo lançado ontem, em cena do vídeo abaixo

Nesta última segunda-feira, dia 3 de julho, a Força Aérea Brasileira (FAB) lançou, em parceria com os Correios, o selo personalizado e o carimbo alusivos aos 150 Anos de Nascimento de Alberto Santos Dumont.

O selo, que é uma produção do Ministério das Comunicações e da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, traz a imagem do Pai da Aviação com a Bandeira Nacional ao fundo, o que representa a união das raízes de um sonho que nasceu na mente do brasileiro e ganhou o mundo através dos frutos da sua genialidade.

A arte mostra, ainda, a aeronave 14-Bis saindo da Bandeira do Brasil como representação de seu voo, no ano de 1906, no Campo de Bagatelle, além de uma moderna aeronave Embraer 190, em referência à ciência e à tecnologia.

Imagem: Sargento Müller Marin / CECOMSAER
Imagem: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado dos membros do Alto-Comando e Oficiais-Generais da FAB, da Consultora Jurídica Adjunta do Comandante da Aeronáutica; além do Superintendente dos Correios em Brasília (DF), Paulo Henrique Soares Moura, e demais autoridades civis e militares convidados.

Para o Comandante da Aeronáutica, esta marca vai propagar, ainda mais, a história do Pai da Aviação. “Entre os outros 313 eventos, este é genuíno e devemos isso à boa vontade e generosidade dos nossos Correios. O que vocês estão fazendo é propagar a vida e história de Santos Dumont. Esse selo vai transpor oceanos, continentes. Vai realmente selar as nossas cartas, nossas correspondências, tenho certeza que também as nossas coleções”, declarou.

O Superintendente dos Correios em Brasília (DF), Paulo Henrique Soares Moura, também comentou o aspecto de preservação da história por meio dos selos. “Neste momento, os Correios se sentem honrados em registrar, por meio da filatelia, a comemoração dos 150 anos do Nascimento de Santos Dumont. Ressalto que a filatelia, em seu aspecto comercial e institucional, busca eternizar na memória os acontecimentos relevantes para instituições, eventos culturais, sociais e datas comemorativas”, destacou.

Exposição de fotos

O Comando da Aeronáutica inaugurou, também na segunda-feira, a Galeria de Fotos em homenagem ao Sesquicentenário do Patrono da Aeronáutica Brasileira, no Espaço Santos Dumont, na sede do Comando da FAB, em Brasília (DF).

Imagem: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

As imagens expostas contam a trajetória de Alberto Santos Dumont, desde o início de sua vida como menino na cidade de Cabangu, em Minas Gerais, até seus feitos extraordinários na capital francesa, Paris, destacando sua visão de futuro à luz dos feitos do passado.

O Espaço Santos Dumont foi criado em 1994, com a finalidade de abrigar exposições artísticas, culturais e institucionais, que são renovadas periodicamente, em datas comemorativas, como forma de valorizar a atuação da Força Aérea Brasileira.

Também é possível ver a exposição virtual, disponibilizada pela FAB neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias