Com pista escorregadia, ouça as comunicações no momento em que o Aeroporto de Congonhas foi fechado ontem

Aeronave decolando de Congonhas, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Uma gravação feita na data de ontem, 15 de junho, permite a interessante oportunidade de acompanhar as comunicações e implicações do momento em que o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi fechado por alguns minutos para pousos e decolagens, devido à pista estar escorregadia.

A medida, que mostra como a aviação se preocupa com a segurança de voo, foi tomada no início da manhã da quinta-feira, por volta das 07h47, e as imagens e comunicações foram captadas pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, conforme pode ser visto novamente no vídeo a seguir:

Como visto e ouvido nas cenas acima, voos em aproximação para a cabeceira 35L de Congonhas foram instruídos a arremeter e um avião pronto para decolar foi instruído a taxiar para livrar a pista e retornar para o ponto de espera da cabeceira.

Também foi possível ouvir o piloto de outro avião, que estava na taxiway aguardando para decolar, informando que faria o desligamento dos motores para não gastar combustível durante o tempo de espera.

Depois, a partir das 08h02, quando estava prestes a ocorrer a retomada das operações, ainda houve uma curiosa situação em que a controladora de tráfego aéreo informou aos pilotos sobre os instrumentos do aeroporto indicando ventos variáveis em cada uma das cabeceiras da pista 17R/35L, com 220º e 29 nós na 35L e 03º e 5 nós na 17R, enquanto os pilotos achavam estranha a indicação, afirmando que não registravam tal vento enquanto aguardavam próximo à cabeceira 35L.

Por fim, às 08h09 ocorreu a primeira operação, um pouso de um Boeing 737, cujo piloto afirmou que as condições da pista eram boas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias