Com voo da Latam, Aeroporto de Juliaca é reaberto após três meses de tensão

Imagem: Aeropuertos Andinos del Perú

Na manhã da última terça-feira (25), com a chegada de um voo da LATAM procedente de Lima, no Peru, o Aeroporto Inca Manco Cápac de Juliaca reabriu oficialmente para operações comerciais após três meses. O local estava fechado devido aos protestos sociais que eclodiram no Peru no final de 2022, em no marco do afastamento do então presidente Pedro Castillo.

“Durante este tempo, trabalhamos muito para implementar uma estratégia de segurança que permita a retomada dos voos comerciais em Juliaca para que possamos conectá-la com o resto do país”, disse Carlos Antonioli, gerente de operações da Aeropuertos Andinos del Perú (AAP).

Aproximadamente 700 passageiros se mobilizaram no aeroporto nesta terça-feira, 25 de abril, em quatro voos, dois da LATAM e dois da SKY Airline. Conforme repercute o Aviacionline, para esta semana estão previstos 30 voos que transportarão cerca de 4.500 passageiros, o que representa apenas 25% do movimento normal que Juliaca teve, embora se espere que chegue a 100% durante o mês de maio.

Nos mais de três meses de fechamento, 1.050 voos e mais de 152 mil passageiros foram afetados. Como pode ser observado na plataforma Cirium, em maio a SKY terá um voo diário entre Lima e Juliaca, enquanto a LATAM terá 17 voos semanais, conectando também esta cidade com a capital peruana.

Antes do fechamento do aeroporto em janeiro deste ano, a JetSMART também operava em Juliaca, oferecendo quatro voos semanais com Lima. Por enquanto o retorno não está na sua agenda.

O aeroporto de Juliaca é a porta de entrada para o Lago Titicaca, que fica na fronteira entre Peru e Bolívia, fazendo parte da Cordilheira dos Andes. É um dos maiores lagos da América do Sul e o corpo de água navegável mais alto do mundo, localizado a 3.812 metros acima do nível do mar. Em 2022 foi o quarto aeroporto com maior movimentação de passageiros no Peru.

Relembre abaixo as notícias do aeroporto durante as tensões:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias