Fumaça toma cockpit e pilotos pousam em emergência com fogo a bordo

Saab 340A da Pel-Air – Imagem: Bidgee, CC BY-SA 3.0 AU, via Wikimedia

Chamas a bordo de uma aeronave cargueira que realizava um voo regular neste último final de semana resultaram em um pouso de emergencia e danos substanciais em partes do avião.

A ocorrência se desenvolveu a bordo do Saab 340A da Pel-Air, que voava em nome da Regional Express Airlines REX. A aeronave, registrada sob a matrícula VH-KDK, fazia o serviço ZL-9982 de Wagga Wagga para Charleville, ambas localidades na Austrália, no último domingo (23).

De acordo com informações disponibilizadas pelo The Aviation Herald, a aeronave sobrevoava a 22 mil pés (6,71 km) de altitude, quando a tripulação recebeu uma indicação de fumaça a bordo, seguida da visualização de fumaça tomando conta do cockpit.

Rapidamente, diante da gravidade, os pilotos realizaram uma descida de emergência para 6 mil pés (1,83 km) de altitude, desviaram para Cobar, distante cerca de 130 quilômetros, e pousaram na pista 23 do aeroporto, cerca de 14 minutos após deixar o voo de cruzeiro.

Após pousar, os serviços de emergência receberam a aeronave, que soltava fumaça do lado direito sob a área da asa, e extinguiram o incêndio. Não houve feridos, no entanto, a aeronave sofreu danos substanciais.  

Imagem: Cobar NSW Fire and Rescue

Conforme relato dos bombeiros, as equipes de resgate começaram rapidamente a “desmontar” o avião para localizar a fonte do fogo e extingui-lo. Ainda não está claro o que foi supostamente desmontado para o combate ao incêndio.

Ao adentrar e se deparar com danos significativos no piso, onde o incêndio havia começado, as baterias da aeronave foram isoladas devido à suspeita de que a fonte fosse elétrica. O piso foi removido e verificado em busca de mais sinais de calor. Após a ação dos profissionais, o ambiente foi considerado seguro.

Imagem: RadarBox

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Dessa vez com avião todo azul, está vindo ao Brasil outro...

0
Decolou dos Estados Unidos da América na madrugada desta sexta-feira, 26 de abril, mais um voo de brasileiros deportados daquele país para o