
O comandante Nawshad Ataul Quaiyum, um experiente piloto de Boeing 737-800 da empresa Biman Bangladesh, sofreu um ataque cardíaco no ar, enquanto realizava o voo BG-22, entre Muscat (Omã) e Dhaka, em seu país, obrigando o copiloto a comandar um desvio para Nagpur, na Índia. Ele foi imediatamente levado pelo serviço de segurança do aeroporto e atualmente está em “coma” numa UTI.
Segundo informa o BSS News, a condição do piloto é grave e ele está sendo mantido respirando por suporte ventilatório. O prognóstico não é bom, já que ele também registrou uma forte hemorragia e tinha duas artérias 70% bloqueadas. O governo de Bangladesh se comprometeu a dar todo o suporte para o tratamento do comandante.

Em que pese a condição triste do piloto, do ponto de vista operacional o desvio, efetuado com sucesso pelo primeiro oficial do voo, ilustra a importância do treinamento para esse tipo de condição e também a necessidade de haver dois tripulantes na cabine da aeronave. Por conta disso, a aeronave pousou em segurança com seus 124 passageiros a bordo.
A imagem abaixo, do FlightRadar24, mostra o desvio executado pelo copiloto quando a aeronave já sobrevoava a Índia.
